Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

1º equipamento da Região Sul para UTI Neonatal é adquirido pelo Santa Terezinha

Através de doação do Consórcio de Machadinho, que administra a Usina Hidrelétrica, foi adquirido um berço especial para o tratamento de encefalopatia hipoxicoisquemica, que acontece quando os bebês nascem com oxigenação baixa e pode causar danos neurológicos irreversíveis.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
18/08/2022 16:46 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) deu mais um importante passo rumo a qualificação, atendimento e tratamento dos pacientes. Através de doação do Consórcio de Machadinho, que administra a Usina Hidrelétrica, foi adquirido um berço especial para o tratamento de encefalopatia hipoxicoisquemica, que acontece quando os bebês nascem com oxigenação baixa e pode causar danos neurológicos irreversíveis.

O equipamento moderno, com tecnologia de ponta, é o primeiro da Região Sul do País e agora está instalado na UTI Neonatal da Casa de Saúde Pública de Erechim. O valor total do investimento através de doação foi de R$174.942,50.

Conforme explica a médica, responsável técnica pela UTI Neonatal da FHSTE, Silvia Regina Hoffmann, o equipamento é utilizado para aqueles bebês que não nascem bem, que necessitam de reanimação quando nasce e fica com algum problema do ponto de vista respiratório e do ponto de vista neurológico.

“Essa situação pode, em algumas vezes, deixar o paciente em quadros de convulsão ou sequelas graves no decorrer da vida. O equipamento serve para fazer a hiportermia terapêutica que mantem o bebê resfriado numa temperatura baixa, em torno de 33,3 graus centígrados por 72 horas e essa terapia protege o cérebro do recém-nascido”, explica a médica.

A especialista ainda reforça que, com a utilização desse equipamento, ao invés do bebê ter sequelas graves, ele pode ficar com sequelas mais leves e, em alguns casos não ter sequela nenhuma, dependendo de cada caso e da gravidade.

“Qualquer bebê que nasce com asfixia moderada a grave precisa e merece esse tratamento. É um tratamento eficaz, comprovado cientificamente em todo mundo. Enquanto médicos procuramos fazer de tudo para não precisar do equipamento com um pré-natal adequado, mas se por alguma eventualidade acontecer asfixia antes do parto ou durante o parto, agora temos recurso eficiente para recorrer e diminuir as sequelas, sendo que a sequela mais grave é a paralisia cerebral”, disse a responsável pela UTI Neonatal.

O aparelho oferece a proteção dos neurônios do bebê para evitar que eles sofram nesse período pós-parto.

Além do berço foram doados um equipamento de eletroencefalograma, acessórios para incubadoras e laringoscópios infantis todos para a UTI Neonatal, além de um aparelho oxímetro. O total da doação do Consórcio foi de mais de R$ 200 mil.

Até o momento nenhum bebê precisou ser tratado, mas a equipe da UTI já foi devidamente treinada para o uso adequado do equipamento, bem como os médicos que receberam treinamento pelo médico neurologista que desenvolveu o equipamento. Tudo para que o tratamento seja conduzido da forma mais assertiva possível.

“Ele é o primeiro berço específico para hipotermia terapêutica instalado na Região Sul do País. Erechim mais uma vez é referência e modelo em saúde pública não só para a Região do Alto Uruguai, mas para todo o estado do Rio Grande do Sul”, finaliza a médica responsável pela UTI Neonatal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE