Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Comissão do Senado aprova indicações para o Banco Central

Foram indicados o economista Gabriel Galípolo e o advogado Ailton Aquino. Agora, os nomes serão votados em plenário

Redação O Sul
por  Redação O Sul
04/07/2023 14:17 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou, nesta terça-feira (4) as indicações do economista Gabriel Galípolo e do advogado Ailton Aquino para a diretoria do BC (Banco Central).

Galípolo foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda (“número 2” da pasta) durante os primeiros meses do ano e é indicado para a Diretoria de Política Monetária. Aquino, servidor de carreira do BC desde 1998, pleiteia a Diretoria de Fiscalização.

Enquanto a indicação do ex-secretário recebeu 23 votos favoráveis e dois contrários, o nome do advogado foi apreciado por 24 parlamentares.

Com a aprovação da CAE, as indicações devem ser votadas Senado, o que deve ocorrer ainda nesta terça-feira. Os nomes precisam do voto favorável de ao menos 41 parlamentares para a aprovação.

Os cargos tem mandatos de quatro anos, com possibilidade de uma recondução (por igual período). As sabatinas acontecem em meio a pressões do governo e de diversos setores da sociedade civil para cortes na taxa básica de juros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE