Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Saúde

Cirurgia ortopédica com uso de sistema de GPS é realizada em Erechim

O método inovador é a artroplastia reversa de ombro por navegação e foi utilizado apenas duas vezes no município. A última foi nesta segunda-feira (27)

Assessoria CEOT
por  Assessoria CEOT
29/11/2023 15:05 – atualizado há 24 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A equipe do Dr. Daniel Nicolodi, juntamente com o Dr. Thiago Taglietti, realizaram na segunda-feira (27) no Hospital Unimed, em Erechim, a segunda artroplastia reversa de ombro por navegação na cidade.

Liderada pelo médico ortopedista Daniel Nicolodi, do CEOT, o procedimento inova ao fazer uso de um software que utiliza um sistema de GPS para guiar a mão do cirurgião durante a implantação da prótese, permitindo maior precisão em relação à cirurgia convencional.

A artroplastia reversa, também conhecida como prótese reversa, é um método consagrado no tratamento das lesões complexas de ombro, realizada com o objetivo de recuperar o movimento e a força da articulação, eliminando os sintomas de dor.

Após a colocação da prótese e fixação por meio de parafusos, as incisões são fechadas e o paciente é encaminhado para a internação, que dura de 24 a 48 horas. Nesse momento, já se inicia o período pós-operatório.

O procedimento foi desenvolvido na França, em 1985, e representou um avanço das cirurgias ortopédicas, por permitir lidar com lesões degenerativas do manguito rotador que até então não tinham tratamentos específicos.

“O nosso objetivo sempre é o alívio total dos sintomas do paciente e a melhora importante dos movimentos e da função do ombro, representando um ganho enorme na qualidade de vida da paciente”, ressalta Nicolodi.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE