Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
URI Erechim/Divulgação
Educação

Campanha de coleta de medicamentos vencidos tem continuidade

A iniciativa fez parte da I Semana do Uso Racional de Medicamentos, desenvolvida pelo Curso de Farmácia da URI

Ademar José Costa/URI
por  Ademar José Costa/URI
17/05/2023 18:11 – atualizado há 29 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Pela importância do tema e para conscientizar ainda mais a população sobre o assunto, o Curso de Farmácia da URI decidiu continuar com a campanha de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso. A iniciativa fez parte da I Semana do Uso Racional de Medicamentos, desenvolvida na primeira semana deste mês.

A ação compreendeu duas etapas. A primeira foi realizada no último dia 2, quando os alunos das turmas 2023 de Farmácia e Biomedicina trabalharam na confecção de coletores, com materiais recicláveis, para o depósito dos medicamentos. Também realizaram a divulgação da campanha na Universidade, através da visita em setores, salas de professores e salas de aula.

A segunda etapa foi a montagem de um espaço, em frente a Farmácia Universitária, empregando os materiais preparados pelos alunos, onde os medicamentos foram coletados, ao longo da sexta-feira, 5, considerado nacionalmente como o Dia do Uso Racional de Medicamentos, data em que várias ações são realizadas para conscientizar as pessoas quanto aos problemas gerados pelo mal uso ou descarte inadequado, bem fornecer orientações necessárias.

Os medicamentos depositados nos coletores foram classificados e separados. As caixas e bulas foram destinados ao coletor de resíduos comuns recicláveis e a embalagem primária, que contém o fármaco, foi armazenada como resíduo químico e entregue à empresa contratada para a destinação final adequada.

“É importante salientar a importância do descarte correto para evitar contaminação do meio ambiente. Os remédios vencidos ou em desuso não podem ser descartados em vasos sanitários, pias ou no lixo doméstico, mas sim, em pontos de coleta apropriados, normalmente localizados em farmácias e postos de saúde”, ressaltou a coordenadora do Curso de Farmácia, Helissara Diefenthaeler.

A Farmácia Universitária da URI possui ponto de coleta permanente para facilitar o descarte dessas substâncias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE