Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Brasil recebe material biológico para desenvolver vacina contra a varíola dos macacos

O material foi doado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos

Agencia Brasil
por  Agencia Brasil
06/09/2022 10:40 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Brasil recebeu ontem (5) o material biológico necessário para iniciar o desenvolvimento de uma vacina contra a varíola dos macacos, ou monkeypox. O material conhecido tecnicamente como sementes do vírus vacinal foi doado pelo Instituto Nacional de Saúde (National Institutes of Health - NHI), agência de pesquisa médica dos Estados Unidos, para Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Foto: Raphaella Dias/MCTI

Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma vacina nacional contra a doença. Com esse material, é possível desenvolver o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que é a matéria-prima para a produção vacinas. O CTVacinas receberá o lote e trabalhará em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos).

A iniciativa é uma das ações definidas como prioritária pelos pesquisadores brasileiros que integram a CâmaraPOX Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Constituída em maio deste ano, o grupo formado por oito pesquisadores brasileiros especialistas em varíola e outros poxvírus assessora o MCTI sobre o assunto em relação à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma vacina nacional contra a doença. Com o material, é possível desenvolver o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), que é a matéria-prima para a produção de vacinas. O Centro de Tecnologia de Vacinas trabalhará em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A iniciativa é uma das ações definidas como prioritárias pelos pesquisadores brasileiros que integram a CâmaraPOX do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Constituído em maio, o grupo é formado por oito pesquisadores brasileiros especialistas em varíola dos macacos.

A doença é transmitida pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada. A transmissão também ocorre por meio de objetos, tecidos e superfícies que foram tocadas pelo doente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE