Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Passa para 115 o número de casos confirmados de varíola do macaco no RS

Porto Alegre continua sendo o município gaúcho com o maior número de infecções

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
05/09/2022 18:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O número de casos confirmados de varíola do macaco subiu para 115 no Rio Grande do Sul, conforme boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta segunda-feira. A pasta ainda registra 340 suspeitas sob investigação.

Porto Alegre continua sendo o município gaúcho com o maior número de infecções (59). A doença também infectou moradores de Alvorada (1), Camaquã (1), Campinas do Sul (1), Campo Bom (2), Canoas (10), Carlos Barbosa (1), Caxias do Sul (4), Esteio (1), Farroupilha (1), Garibaldi (3), Gramado (3), Igrejinha (3), Marau (1), Monte Belo do Sul (1), Novo Hamburgo (5), Nova Petrópolis (1), Parobé (1), Passo Fundo (1), Pelotas (1), Santa Maria (1), Santo Ângelo (1), São Leopoldo (2), São Marcos (1), Sapiranga (1), Uruguaiana (2) e Viamão (5).

Segundo a SES, os sintomas mais comuns para a varíola do macaco incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares, falta de energia e erupção cutânea.

Notificação

O Ministério da Saúde incluiu a varíola do macaco na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças nos serviços de saúde públicos e privados no Brasil. Com isso, todos os casos identificados devem ser reportados às autoridades sanitárias, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta. O Brasil soma mais casos de varíola do macaco do que todos os outros 26 países ou territórios da América Latina e Caribe que já detectaram a doença.

Antiviral

O Ministério da Saúde recebeu na última sexta-feira o primeiro lote do antiviral tecovirimat para tratar pacientes em estado grave de monkeypox. Chegaram 12 tratamentos doados pela farmacêutica Siga Technologies, dos Estados Unidos, fabricante do medicamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE