Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Bombeiros Voluntários de Concórdia abrem inscrições para Bombeiros Mirins

Atualmente a escola tem 178 alunos, que se formam e entram em serviço após completar 18 anos. Acesso a escola se dá aos 12 anos de idade.

Assessoria/Redação
por  Assessoria/Redação
02/11/2021 14:47 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Depois de praticamente dois anos, sem poder trabalhar com os Bombeiros Mirins e Aspirantes, devido a pandemia do coronavírus, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia abriu as inscrições para nova turma de Bombeiros Mirins. As inscrições já iniciaram e prosseguirão até o dia 10 de dezembro.

Pais ou responsáveis pelas crianças com 12 anos completos ou que completem a idade até o dia 31 de março de 2022, podem se dirigir em horário comercial, na corporação e realizar as inscrições. Serão ofertadas 40 vagas.

Conforme o Edital, não será cobrado nenhum valor para a inscrição, que deverá ser realizada no Centro de Ensino, de segunda a sexta-feira, no horário de 07h30min às 11h45min e das 13h30min até 17h30min.

O comandante Alexandre Grolli explica que a grade curricular é extensa e muda de nível conforme a idade do jovem. Até chegar a categoria de aspirante, os alunos passarão por aulas e instruções sobre os 42 anos de história da instituição, o estatuto social e o regimento. Nesse mesmo período os jovens tem aulas com a Polícia Militar, civismo, meio ambiente, entre outras.

Ao chegar a aspirante, os treinamentos começam a se voltar para a formação técnica e atividades operacionais também foram do quartel.

O aluno nessa fase já entra na escala de plantão interna, sem sair do quartel para atendimento a ocorrências. Internamente o aspirante passa a ter as mesmas atribuições que os bombeiros. Nessa fase, além da prática com equipamentos, instrumentos e materiais, também aprimoram conhecimentos sobre a manutenção de equipamentos, higienização, controle de materiais.

O comandante fala que ao chegar a aspirante o jovem vai receber os treinamentos mais intensivos em Resgate Veicular, Socorro de Urgência, Atendimento a Traumas, Salvamento em Altura e Aquático, Resgate, Combate a Incêndios, entre outros. É nessa fase de formação que o jovem vai descobrir que a atividade profissional do bombeiro é basicamente aprender as técnicas para conviver e administrar riscos. “É nesta fase de instrução que o jovem vai decidir se é isso que ele quer, se realmente quer ser bombeiro.

Atualmente estão na escala de serviço 101 bombeiros, masculino e feminino, formados na Escola de Bombeiros de Concórdia. A escala de plantão diário conta normalmente com um efetivo de 15 a 18 bombeiros. Diariamente trabalham no quartel cerca de 30 bombeiros, se somados o pessoal do administrativo, comando, instrução, almoxarifado e direção da Associação.

A criança fará parte do projeto Bombeiro Mirim/Aspirante com duração de 6 anos e ao término, se houver interesse por parte do aluno em se tornar Bombeiro voluntário ele terá que fazer a escola de formação para bombeiro.

O Edital completo está em https://bit.ly/3pSBcxA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE