Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Assembleia aprova regulamentação de bombeiros voluntários no Rio Grande do Sul

Regulamentação também autoriza que os bombeiros voluntários usem a linha de Emergência 193.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
28/09/2021 21:01 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão híbrida realizada nesta terça-feira, o projeto de lei que regulamenta a atividade dos Bombeiros Voluntários no Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, que recebeu 52 votos favoráveis e nenhum contrário, o Estado se torna a primeira unidade federativa do país a ter uma legislação do tipo.

De autoria do deputado Elton Weber (PSB) e assinada em conjunto com mais 37 deputados, o projeto garante a autonomia dessa categoria nos municípios. A proposta, apresentada com um substitutivo que englobou cinco emendas elaboradas entre as comissões da Casa em conjunto com o governo estadual, autoriza que as cidades usem a linha de Emergência 193. O Corpo de Bombeiros Militar também analisou o texto.

Além disso, a proposição estabelece o limite de um Corpo de Bombeiros Voluntário por cidade e prevê que, nos casos em que houver os dois serviços – militar e voluntário -, o comando das operações seja do Corpo de Bombeiros Militar.

O projeto veda ainda a criação de unidades voluntárias onde houver o Corpo de Bombeiros Militar até a promulgação da lei. Os serviços seguirão sendo prestados gratuitamente. O custeio dessas operações costuma vir de recursos oriundos da contrapartida de prefeituras, doações de empresas e ações de arrecadação junto à comunidade.

Atuação

Com presença em 64 municípios, há hoje cerca de 1,5 mil bombeiros voluntários na ativa no Rio Grande do Sul. No ano passado, as equipes não-militares atenderam a 28.414 chamados de socorro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE