Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Bancos encerram transferências via DOC

Última chance para agendamentos é até 22h de hoje, com extinção definitiva prevista para 29 de fevereiro.

Edição/Redação AU
por  Edição/Redação AU
15/01/2024 06:59 – atualizado há 18 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir desta segunda-feira (15), os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deixarão de oferecer transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos mais antigos meios de pagamento bancário. A medida, que atinge tanto pessoas físicas quanto jurídicas, marca o encerramento de uma era no sistema financeiro nacional.

Os agendamentos para transferências via DOC poderão ser realizados até as 22h de hoje, e a extinção definitiva do sistema está programada para o dia 29 de fevereiro. Nessa data, os bancos processarão as últimas transferências já programadas, encerrando de vez as operações por meio do DOC.

Além do DOC, as instituições também deixarão de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC), que consiste em operações realizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários. Ambas as modalidades compartilham o valor máximo permitido para transações, fixado em R$ 4.999,99.

Diferentemente do DOC, as operações de Transferência Eletrônica Direta (TED) não sofrerão alterações. A Febraban enfatiza que o PIX, lançado em novembro de 2020, tornou-se um meio mais eficiente e rápido, substituindo gradualmente as operações via DOC. As transferências pelo PIX, além de instantâneas, não possuem limites de horário para serem realizadas.

Criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, o DOC vinha perdendo espaço nos últimos anos, tornando-se menos utilizado em comparação com o avanço do PIX. As operações via DOC eram reconhecidas por efetivar as transferências um dia após o recebimento da ordem, enquanto a TEC realizava as transações até o final do dia em que a ordem foi dada.

Diante desse cenário de evolução tecnológica e demanda por serviços mais ágeis, a Febraban reforça que a decisão de encerrar as operações via DOC e TEC é uma resposta ao novo panorama financeiro, alinhando-se às inovações que visam aprimorar a experiência do cliente no setor bancário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE