Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Pix vai ser taxado? Entenda as regras para 2024

O método de pagamento mais popular no Brasil tem regras de taxação para pessoas físicas e jurídicas em 2024. As taxas são majoritariamente aplicadas em contextos comerciais.

R7
por  R7
08/01/2024 22:08 – atualizado há 23 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Pix é um método de pagamento que revolucionou as transações financeiras no Brasil pela sua rapidez e gratuidade. Contudo, recentes rumores de que o Pix vai ser taxado têm gerado debates nas redes sociais. Saiba quais são as regras e as inovações anunciadas.

Pix vai ser taxado?

Desde novembro de 2020, a Resolução do Banco Central permite a cobrança de taxas para pessoas jurídicas e pessoas físicas em determinadas situações.

Taxação do Pix para pessoas jurídicas

A tarifação do Pix para pessoas jurídicas podem ser cobradas e variam de acordo com a instituição financeira.

As taxas variam entre 0,99% e 1,45% do valor da transação, com valores de no mínimo R$ 1 e no máximo R$ 10.

Taxação do Pix para pessoas físicas

Para pessoas físicas, microempreendedores individuais e empresários individuais, o Pix permanece gratuito na maioria dos casos. Dentre as exceções estabelecidas estão as transações que envolvem fins comerciais.

As taxas para pessoas físicas podem ser aplicadas quando ocorrer o recebimento de mais de 30 Pix mensais, transações via QR Code dinâmico e recebimento de pagamentos de pessoas jurídicas.

Posicionamento do Banco Central

O Banco Central reafirmou a gratuidade do Pix para pessoas físicas, exceto nos casos acima mencionados. As taxas são majoritariamente aplicadas em contextos comerciais.

É importante destacar que cada instituição bancária pode ter a sua própria política de tarifas, o que torna importante o usuário checar quais são as condições do seu banco.

Inovação à Vista: O Pix Automático

Além disso, o Banco Central anunciou o lançamento do Pix Automático para 28 de outubro de 2024. Essa funcionalidade permitirá pagamentos recorrentes automáticos, similar ao débito automático, prometendo ainda mais conveniência aos usuários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE