Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Aratiba/Divulgação
Cidade

Aratiba investe em capacitação para aprimorar Assistência Social

A pasta promove capacitação especializada para membros do Conselho Municipal e sua equipe técnica, visando a excelência no serviço público

Redação AU
por  Redação AU
13/12/2023 14:35 – atualizado há 38 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em um movimento para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria de Assistência Social de Aratiba realizou uma capacitação intensiva destinada aos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e aos profissionais de sua equipe. Esta iniciativa tem como foco a formação continuada e o exercício qualificado do controle social, essenciais para a efetivação de políticas públicas de assistência no município.

A capacitação, liderada pela assistente social Mara Proença Drehmer, abordou um espectro amplo de temas críticos para a atuação dos conselheiros e técnicos da área. Os participantes mergulharam em discussões sobre os fundamentos e as novidades da Política de Assistência Social, bem como os conceitos básicos do SUAS, e a importância da convivência social e do enfoque territorial.

Os serviços e benefícios socioassistenciais também estiveram em pauta, juntamente com os projetos e programas vinculados ao setor. Uma parte significativa do treinamento foi dedicada às atribuições específicas do CMAS, incluindo o acompanhamento do financiamento do SUAS e o exercício do controle social sobre o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).

Desafios como a identificação e definição de prioridades foram discutidos, capacitando os conselheiros a enfrentar e superar obstáculos no campo do controle social. A equipe da Secretaria de Assistência Social também participou da capacitação, aprofundando seus conhecimentos sobre aspectos técnicos da atuação do CRAS, programas e benefícios socioassistenciais, além de práticas de mobilização, seguranças socioassistenciais e visitas domiciliares.

O evento de capacitação não só ampliou o conhecimento técnico dos participantes, mas também reforçou a importância da mobilização dos diferentes segmentos da sociedade em prol de uma assistência social mais eficaz e abrangente.

A Secretaria de Assistência Social de Aratiba, com esta ação, reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da gestão e execução da assistência social, buscando garantir que os serviços prestados atendam às necessidades da comunidade com a máxima qualidade e eficiência. A cidade de Aratiba, através desses esforços, destaca-se no cenário regional pela sua dedicação ao desenvolvimento social e ao bem-estar de seus cidadãos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE