Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
URI Erechim/Divulgação
Educação

Alunos de Mestrado da URI desenvolvem pesquisas de Ecologia de Campo

As atividades foram realizadas entre os dias 11 e 14 de novembro, no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia

Assessoria URI Erechim
por  Assessoria URI Erechim
21/11/2023 11:37 – atualizado há 56 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Alunos do Curso de Mestrado em Ecologia da URI desenvolveram pesquisas, entre os dias 11 e 14 de novembro, no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, Santa Catarina, A iniciativa fez parte da disciplina de Ecologia de Campo do referido Programa de Pós-Graduação (PPG-Eco). Os seis mestrandos foram orientados pelos professores Vanderlei Decian e Rodrigo Fornel.

O Parque é uma Unidade de Conservação e representa um remanescente de Mata Atlântica às margens do Rio Uruguai e seu nome faz referência ao entomólogo alemão Fritz Plaumann.

Os projetos de pesquisa consistiram em coletar os dados em campo, triar, classificar e preparar o material em laboratório, analisar os dados com ferramentas estatísticas, escrever os artigos e apresentar os resultados aos colegas, professores e gestores do Parque.

Cinco trabalhos foram desenvolvidos nas mais diferentes áreas da Ecologia, como diversidade de assembleia de lepidópteros associados ao efeito de borda, avaliação do índice de invasibilidade da uva-do-Japão (Hovenia dulcis), atributos funcionais de Hovenia dulcis, diversidade de habitat de fungos terrestres e ecologia de macroinvertebrados bentônicos.

“Esta disciplina desenvolve habilidades e proporciona uma experiência imersiva intensa em uma Unidade de Conservação, colaborando profundamente para a formação dos futuros mestres em Ecologia”, ressaltou o professor Rodrigo Fornel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE