Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Mobilização dos 32 prefeitos da região, garante recursos para o Santa Terezinha

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda está em Brasília, e os três senadores gaúchos se comprometeram em enviar emendas em 2024 para a casa de saúde

Rodrigo Finardi/ Assessoria de Imprensa
por  Rodrigo Finardi/ Assessoria de Imprensa
21/11/2023 11:25 – atualizado há 11 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

No final de outubro, o diretor executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Jackson Arpini, relatou a atual situação da casa de saúde para os prefeitos da AMAU. A partir deste relato, foram traçadas estratégias para a captação de recursos junto aos parlamentares federais. Ficou definido, que cada prefeito, buscasse, junto aos deputados federais e senadores que mantém afinidade, emendas para viabilizar recursos, e foi criada uma comissão, incluindo secretários de Saúde do Alto Uruguai, para acompanhar mais de perto a situação do Santa Terezinha, que passa por uma série crise financeira, em função dos baixos valores repassados pelo SUS e o aumento dos insumos após a pandemia.

Presidente da AMAU, Marcelo Arruda, esteve no gabinete dos três senadores gaúchos - General Mourão, Luis Carlos Heinze e Paulo Paim -, que garantiram recursos para o Santa Terezinha em 2024.

Na sequência, a AMAU enviou ofício para todos os parlamentares solicitando estudo de viabilidade de indicação de emenda de bancada para auxiliar no custeio da alta complexidade das ações e serviços do Hospital Santa Terezinha de Erechim. O valor solicitado foi R$ 300 mil por deputado.

No ofício, foi solicitado também uma atenção especial para a construção da “Nova Ala Clínica Oncológica: Somos Todos Santa”, que não foi contemplada pela Bancada Gaúcha, em razão do número expressivo de demandas apresentadas por outras regiões, e acabou não sendo classificada entre as reivindicações prioritárias.

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda ressalta que a Fundação Hospitalar Santa Terezinha é uma casa de saúde pública e que atende na plenitude o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência para a população de 47 municípios gaúchos, em especial da região Norte do Estado: “O hospital destina todos os 182 leitos e as ações e serviços para a rede pública de saúde, enfrenta grandes dificuldade com o financiamento, porque suas receitas são oriundas das Tabelas SUS, que estão defasadas há vários anos, gerando um déficit entre receitas e despesas”, pontuou.

E nesta semana, Arruda está em Brasília, onde vem conversando com os parlamentares para firmar parceiras para auxiliar o Santa Terezinha: “o nosso hospital atende quase 10% dos municípios gaúchos, e obviamente, sua população referenciada”, sublinha o presidente da AMAU, que esteve nos gabinetes dos três senadores gaúchos – Luis Carlos Heinze, Paulo Paim e General Mourão, além de vários deputados federais.

“A mobilização dos 32 prefeitos do Alto Uruguai, reforçando a necessidade de recursos para o Hospital Santa Terezinha, vem surtindo efeitos positivos para a região. Tivemos a confirmação que todos os senadores irão destinar emendas para 2024. Agora estamos reiterando com os deputados federais, mas só teremos a certeza que receberemos valores em fevereiro do ano que vem”, finaliza Arruda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE