Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Freepik
Clima

Alerta MetSul: Onda de temporais atingirá o Sul do Brasil nesta semana

Na quarta-feira, é esperada chuva forte a torrencial em várias cidades do Sul do Brasil. A maior instabilidade ocorrerá na Metade Norte do RS, SC e Paraná.

Metsul
por  Metsul
02/10/2023 00:12 – atualizado há 25 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de que uma onda de temporais irá afetar o Sul e parte do Centro do Brasil durante esta semana. Este será o primeiro evento de clima severo do mês e pode causar problemas em várias cidades, principalmente na Região Sul.

Historicamente, outubro é um mês conhecido por ter muitos temporais com chuva intensa, vento forte e queda de granizo. Com a presença do El Niño em 2023, maior umidade na atmosfera e temperaturas acima da média, espera-se que os temporais sejam ainda mais frequentes este ano.

A previsão é de que a onda de tempestades desta semana seja causada pela passagem de um centro de baixa pressão pelo Sul do Brasil e o deslocamento de uma frente fria. Isso resultará em nuvens carregadas, trazendo chuva e temporais isoladamente fortes a severos.

A instabilidade terá início no final da tarde e noite de terça-feira, principalmente na Metade Oeste do Rio Grande do Sul, após um dia ensolarado. Na quarta-feira, as áreas de instabilidade se intensificarão sobre o Sul do Brasil, com chuva e temporais atingindo os três estados da Região Sul.

Na quinta-feira, mesmo com chuvas no início do dia em algumas áreas do Sul do Brasil, como no Paraná, a maior instabilidade se concentrará na Região Sudeste. Logo pela manhã, haverá chuva em algumas áreas de São Paulo, e durante a tarde e noite, as nuvens de chuva atingirão várias regiões de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Risco de fortes temporais isolados

Na quarta-feira, é esperada chuva forte a torrencial em várias cidades do Sul do Brasil, com acumulados de 50 mm a 100 mm em muitas áreas e acima de 100 mm em algumas localidades. A maior instabilidade ocorrerá na Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A intensa instabilidade pode causar temporais isoladamente fortes a severos, com risco de ventos fortes e queda de granizo de diferentes tamanhos. As áreas com maior risco de tempo severo serão a Metade Norte do Rio Grande do Sul, o Oeste de Santa Catarina e do Paraná, e o Sul do Mato Grosso do Sul na quarta-feira. Na quinta-feira, o Leste do Paraná, o estado de São Paulo e partes do Sul de Goiás e do Triângulo Mineiro estarão em destaque.

Veja a matéria completa: https://metsul.com/onda-de-tem...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE