Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Clima

Outubro chegando: o que esperar do clima?

Semeadura no Centro-Oeste deve ocorrer dentro da normalidade climática

Agrolink.com
por  Agrolink.com
30/09/2023 21:33 – atualizado há 33 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade


O clima de outubro é marcado pelas características de transição, onde as instabilidades passam a ser mais recorrentes na região central do Brasil, ao mesmo tempo que algumas massas de ar frio conseguem avançar pelo sul e sudeste. Também é em outubro que as operações de plantio da safra de verão atingem o seu pico de atividade nas principais regiões produtoras do país.

COMO É O CLIMA “NORMAL” DE OUTUBRO?

A primavera no Brasil traz consigo mudanças climáticas marcantes, influenciando diretamente as atividades agrícolas em diversas regiões do país. O mês de outubro, em particular, desempenha um papel crucial para culturas como soja, milho e arroz.

Sul e Sudeste: Nestas regiões, a primavera manifesta-se com temperaturas ascendentes. Embora ocorram pancadas de chuva ocasionais, é também nesta época que algumas massas de ar frio ainda podem ser sentidas. Em meio a essa condição, outubro destaca-se como um período promissor para o plantio de soja e milho, beneficiando-se da chegada das chuvas para a germinação.

Pantanal e Centro-Oeste: O mês marca a transição da estação seca para a chuvosa. A elevação de temperatura e o aumento das chuvas no final de outubro indicam um sinal verde para os agricultores iniciarem o plantio, especialmente da soja.

MATOPIBA: Enquanto o Tocantins vê um aumento nas chuvas, as demais áreas mantêm-se mais secas. Esta disparidade pode exigir um planejamento mais criterioso para cultivos na região.

Nordeste: O clima quente e a escassez de chuvas dominam. As áreas costeiras podem apresentar chuvas ocasionais, mas de forma irregular, requerendo estratégias específicas para o cultivo.

Norte (Região Amazônica): O período chuvoso é intenso, sobretudo no oeste. A alta precipitação pode ser tanto uma aliada quanto um desafio para os agricultores.

No cenário do milho, outubro é um marco para a primeira safra, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. A adequada semeadura neste mês pode definir a produtividade da cultura.

Para o arroz, a chegada da estação chuvosa é essencial. Sobretudo nas zonas de várzea, onde a cultura é desenvolvida sob condições alagadas, outubro emerge como um mês estratégico para o plantio.

PREVISÃO OUTUBRO DE 2023

Em relação às temperaturas, todos os setores do Brasil devem ter marcas acima da média histórica. A projeção mostrada na sequência, é a combinação entre 14 diferentes prognósticos resumidos em uma única informação. Portanto a probabilidade para esta condição ocorrer é bastante elevada.

O destaque é direcionado para o norte do Brasil, onde os valores podem ficar até 2°C acima da média histórica. Outra preocupação será as áreas produtoras da região nordeste, que historicamente recebem menos chuvas neste período. Assim a combinação entre as elevadas temperaturas e a baixa umidade deve acelerar a perda de umidade do solo, diminuindo a disponibilidade hídrica para o pleno desenvolvimento das culturas.

Áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul também devem ter um mês de outubro com marcas acima da média histórica. Isso deve acelerar o ciclo das lavouras e aumenta a pressão por pragas e doenças em alguns setores.

Já o comportamento esperado para as chuvas, sinalizam um Outubro com características muito marcantes do fenômeno El Niño: precipitações acima da média na região Sul e abaixo da média na região Norte.

O mês será excepcionalmente úmido no Rio Grande do Sul, seguindo de um setembro também muito úmido. A pressão é grande nas lavouras de trigo da região, sobretudo na incidência de doenças fúngicas.

No estado do Mato Grosso, espera-se que as operações de semeadura transcorrem normalmente. Embora haja previsões de chuvas abaixo da média, as precipitações ainda devem ocorrer com certa frequência, embora de forma mais irregular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE