Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Agroindústrias do Alto Uruguai recebem selos e embalagens

Os rótulos foram elaborados pelo IFRS, com orientação das professoras Andreia Mesacasa e Alessandra Incerti, do curso de Design e Moda, e entregues na sexta-feira (06/08)

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
11/08/2021 09:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um projeto executado em parceria entre a Emater/RS-Ascar e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) campus de Erechim, entre outras entidades parceiras, resultou na produção de selos e embalagens, oportunizando um material de divulgação mais moderno às agroindústrias da região do Alto Uruguai e mais atrativo para os consumidores. Na segunda etapa do projeto foram selecionadas oito agroindústrias de derivados de cana-de-açúcar e mandioca. Os rótulos foram elaborados pelo IFRS, com orientação das professoras Andreia Mesacasa e Alessandra Incerti, do curso de Design e Moda, e entregues na sexta-feira (06/08) a seis agroindústrias pelo extensionsita rural e engenheiro agrônomo Carlos Angonese, responsável pela área das agroindústrias na região administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, juntamente com as professoras Andreia Mesacasa e Alessandra Incerti.

Em Marcelino Ramos, o ato de entrega aconteceu na Câmara de Vereadores, às agroindústrias KL Alimentos (produção de mandioca descascada), LK Sabores do Sul (produz processados de mandioca) e para a agroindústria Roabert (produção voltada para açúcar mascavo). O ato contou com a presença do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Gilberto Tonello, do secretário da Agricultura e vereador, Sergio Beal, dos extensionistas rurais, Antonio Pandolfo e Dalva Sallete da Costa.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Os empreendedores Marcos Kruze e Inês Lermer Kramer agradeceram as parcerias e destacaram a importância deste trabalho. “Vamos colher frutos deste material”, disse Marcos, representando a KL Alimentos. A produtora Inês Kramer também agradeceu as parcerias que vão contribuir neste material para atrair mais a atenção do consumidor. “Embalagem bonita com produtos de qualidade, este conjunto define, disse, ao agradecer em nome da Sabores do Sul.

A professora Andreia Mesacasa explicou as diversas etapas do processo de design, que envolveu pesquisas de criação dos selos e de embalagens que valorizam o produto. Segundo ela, os temas voltados às etnias italiana, alemã e polonesa expressam as tendências modernas de design. Ela agradeceu as parcerias em nome do Instinto Federal e às agroindústrias. “Buscamos como inspiração as etnias de cada agroindústria envolvida. Estamos ajudando a melhorar as comunidades e o desenvolvimento regional”, disse.

Tonello parabenizou as famílias e agradeceu a parceria com o Instituto Federal e a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, integrada por Antonio Pandolfo e Dalva Salette da Costa. “Este é um momento importante para nossas agroindústrias, que agregam valor aos produtos e têm importância fundamental para o desenvolvimento regional”.

O secretário de Agricultura Sergio Beal também cumprimentou as parcerias e o Poder Público. “Nossa ideia é trazer o Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte) para fortalecer este segmento e desenvolver ainda mais o município de Marcelino Ramos”, ressaltou.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Angonese, observou que o município de Marcelino Ramos, com suas 12 agroindústrias, é o maior polo agroindustrial da região do Alto Uruguai. “Na região, as canas de açúcar são melhoradas geneticamente, com práticas de manejo adequadas, resultando em produtos de alta qualidade”, avalia.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Em Carlos Gomes recebeu o selo a agroindústria Dom Polski (de açúcar mascavo). A entrega foi realizada à produtora Daiane Sikovski no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, juntamente com a equipe de extensionistas Laura Mocfa Glaner e Edgar Copatti. Em Aratiba, receberam os selos as agroindústrias Libero (produção de mandioca) e Schmidt (cana de açúcar).

O trabalho de agroindústrias é executado pela Emater/RS-Ascar parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE