Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Projeto elaborado em parcerias produz rótulos para Agroindústrias Familiares

O projeto objetiva tornar os rótulos mais atrativos ao consumidor, com um visual mais atual, adequando as tabelas nutricionais às novas legislações que estão entrando em vigor.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
28/05/2021 15:43 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em encontro virtual, nesta quinta-feira (27/05), estiveram reunidos extensionistas da Emater/RS-Ascar, professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus de Erechim (IFRS), integrantes do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de Erechim e da Unidade de Cooperativismo de Erechim (UCP Erechim), além dos agricultores, para avaliar uma proposta de rótulos para produtos derivados da cana e da mandioca, industrializados por agroindústrias locais.

O projeto objetiva tornar os rótulos mais atrativos ao consumidor, com um visual mais atual e dentro dos parâmetros legais exigidos, adequando as tabelas nutricionais às novas legislações que estão entrando em vigor. A proposta visa também explorar novos tipos de embalagens, que ofereçam melhores condições de visualização do produto, atraiam os consumidores e confeccionadas a partir de materiais mais adequados ao meio ambiente.

Divulgação

Foram selecionadas oito agroindústrias assessoradas pela Emater/RS-Ascar e pelo Capa que atuam com derivados da cana de açúcar e da mandioca, cultivos bastante comuns na região. O IFRS elaborou os rótulos através do trabalho das professoras Andreia Mesacasa, do curso de Desing e Moda, e Valeria Borszcz, do curso de Engenharia de Alimentos, e da bolsista do IFRS e aluna do curso de Design e Moda, Kelen Rosset. As propostas de rótulos foram elaboradas a partir de um padrão de consumidor, seus interesses e objetivos, analisando ainda a família e a agroindústria.

Participaram da apresentação das propostas de rótulos os extensionistas rurais dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar de Marcelino Ramos, São Valentim, Aratiba, Carlos Gomes, Erval Grande, Unidade de Cooperativismo de Erechm (UCP Erechim), do Regional Erechim e do Capa de Erechim e os agricultores selecionados com suas agroindústrias/famílias: Libero e Schmidt de Aratiba, KL Alimentos, Robaert, Raízes Sabores do Sul de Marcelino Ramos, Pauleto de São Valentim, Chitó de Erval Grande e Don Polski de Carlos Gomes.

Na avaliação dos participantes, o trabalho ficou muito bom e chamou a atenção das agroindústrias. Para a família Pauleto de São Valentim, “o rótulo ficou muito bonito, tanto que já pensamos em imprimir”. Para Pamela Kruze, da KL Alimentos de Marcelino Ramos, “é uma embalagem bonita e ao mesmo tempo sofisticada”.

Para o extensionista rural Carlos Angonese, responsável pela área de agroindústrias na região administrativa do Escritório Regional de Erechim, a ação deve ter continuidade, uma vez que o trabalho “torna o produto mais atrativo ao consumidor, valoriza e promove os atributos do produto, além de agregar valor. O projeto envolvendo estas parcerias tem sido muito produtivo, porque atua em área que os extensionistas não têm uma formação mais especifica e, portanto, vem a complementar o trabalho de assessoria ao cultivo, à implementação da agroindústria e ao processamento das matérias-primas cana e mandioca”, ponderou. “A formação qualificada e o vasto conhecimento do corpo de professores do IFRS e seus alunos pode resultar em grandes avanços em termos de visual de produto e para as agroindústrias, bem como em oportunidades para os alunos praticarem os conhecimentos obtidos nos excelentes cursos”, complementou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE