Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Em Volta Redonda, alunos e professores conheceram a Companhia Siderúrgica Nacional. FOTO: URI Erechim/Divulgação
Educação

Acadêmicos da URI realizam viagem de estudos a São Paulo e Rio de Janeiro

Os estudantes, do Curso de Ciências Contábeis, estiveram em São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ) entre os dias 20 e 23 de setembro

Assessoria URI Erechim
por  Assessoria URI Erechim
04/10/2023 09:28 – atualizado há 25 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da URI realizaram, entre os dias 20 e 23 de setembro, uma viagem de estudos para as cidades de São José dos Campos, em São Paulo, e Volta Redonda e Rio de Janeiro. O grupo foi acompanhado pelos professores Aldecir Theodoro, Idionir Scalabrin, Coordenador do Curso, e Lenison Maroso.

Na quarta-feira, 20, o grupo realizou duas visitas técnicas. Pela parte da manhã, os acadêmicos conheceram o Parque Tecnológico São José dos Campos. O local conta com empresas residentes e nos estágios de aceleração e incubação com aproximadamente 300 empresas vinculadas, especialmente dos setores aeroespacial e defesa e tecnologia da informação e comunicação (TICs). Possui, ainda, em seu complexo, uma cidade universitária com cerca de cinco mil alunos.

À tarde, foi realizada visita à Aernnova Aerospace do Brasil Ltda, ainda em São José dos Campos. Empresa do ramo da metalurgia, com matriz localizada na Espanha, a Aernnova é fornecedora de partes da fuselagem para empresas fabricantes de aeronaves, como a Embraer (aviões), a Helibras (helicópteros) e serviços de engenharia para várias empresas do ramo de linhas férreas, náuticos e da aviação.

Na quinta-feira, 21, em Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, o grupo visitou a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), onde conheceu a planta de negócios que atua nos ramos de Mineração, Siderurgia, Cimento, Logística e Energia, dirigindo-se, após, aos laboratórios de controles de qualidade e ambiental.

A CSN foi fundada em 1941 pelo então presidente Getúlio Vargas e está instalada em uma área de oito milhões de metros quadrados e mais de dois milhões de área construída. Ela foi privatizada em 1993 e atualmente produz cerca de 6,7 milhões de toneladas por ano de aço laminado e detém 16% do mercado de vergalhões de aço, trabalhando no sistema just-in-time. Possui ISO 14001, com reaproveitamento de 92% da água que circula na indústria. Nos últimos 10 anos, aplicou mais de R$ 300 milhões em ações ambientais e opera três escolas técnicas, com 10 mil funcionários diretos e 7 mil terceirizados.

Na sexta-feira, 22, ainda no Rio de Janeiro, foi realizada visita ao câmpus do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), no Distrito de Xerém, na cidade de Duque de Caxias, onde o grupo acompanhou a realização de testes de certificação nos laboratórios de metrologia acústica e vibrações, bem como no laboratório de metrologia em dinâmica e velocidade de fluídos. Nesta visita, alunos e professores puderam vivenciar os estudos por meio da linha do tempo das diversas atividades e projetos voltados ao sistema de acreditação e práticas internacionais.

No sábado, 23, a viagem foi encerrada com um city tour pelos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro: Arcos da Lapa, Catedral, Cinelândia, Cristo Redentor e Pão-de-Açúcar.

O curso de Ciências Contábeis da URI Erechim realiza pelo menos uma viagem de estudos por ano, com diversas opções de roteiros e com visitas técnicas a empresas que utilizam tecnologia de ponta em seus processos, de diversos portes e segmentos de atuação, com o intuito de conciliar os conhecimentos teórico e práticos. As viagens de estudo são diferenciais para a formação dos profissionais de Administração e Contabilidade na Universidade.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE