Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

“Combinação explosiva”: setor automotivo tem pátios cheios, lojas vazias… e preços em alta

O novo coronavírus fez a indústria automobilística brasileira levar um tombo inédito.

GAzeta do Povo
por  GAzeta do Povo
14/05/2020 16:56 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde que o setor se instalou no país, no final dos anos 1950, não havia um mês de abril com produção tão baixa como o de 2020. Números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelam que a produção do mês passado, de 1.847 veículos, foi 99% menor que a de março. Em relação a abril de 2019, a queda foi de 99,4%.

Dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do IBGE, referentes a março já apontavam que o setor seria um dos mais penalizados pela crise. O indicador mostrou que, como um todo, a indústria brasileira teve queda de 9,1% na produção em relação ao mês anterior. No mesmo período, a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias caiu mais que o triplo: 28%.

Não é difícil entender os motivos do tropeço. Em uma ponta, as medidas de isolamento social obrigaram as montadoras a paralisar atividades, já que a produção de veículos automotores – à exceção das máquinas agrícolas – não é considerada essencial.

O reflexo aparece na subutilização das fábricas: em abril, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a indústria de veículos automotores brasileira usou apenas 12,5% de sua capacidade instalada. Em tempos normais, a média é de 78,6%.

"Estávamos caminhando para uma redução da capacidade ociosa no país. Agora, com a crise, com certeza vamos ter um número muito ruim, que vai aumentar ainda mais a ociosidade da indústria", projeta Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE