Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Esporte

Ypiranga se manifesta sobre caso de torcedora que foi detida após ofender jogadores do CSA

Atleta do time de Alagoas disse que foi chamado de macaco, durante a partida no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.

Leandro Zanotto / AU Online
por  Leandro Zanotto / AU Online
08/05/2023 19:50 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ypiranga se manifestou durante a tarde desta segunda-feira, dia 08, sobre o caso de injuria racial, que teria acontecido durante a partida contra o CSA de Alagoas, no último domingo, dia 07. 

O jogo ocorreu no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. 

O árbitro da partida, o catarinense Luiz Augusto Silveira Tisne escreveu na súmula que o meia Tomas Bastos, do time alagoano, lhe disse que foi chamado de macaco por uma torcedora do Ypiranga. 

Houve, inclusive, registro de um boletim de ocorrência após o jogo.

O árbitro paralisou o jogo por dois minutos, mobilizou a polícia e depois a torcedora e um homem que estava com ela foram retirados do estádio. O árbitro detalhou o caso na súmula da partida.

Aos 37 minutos do primeiro tempo, fui informado pelo atleta de nº 08, o sr. Tomas Almino Bastos da Silva, da equipe do CSA, que ele havia sido chamado de macaco por uma torcedora do Ypiranga, localizada na arquibancada próxima à torcida organizada. De acordo com o atleta, a torcedora proferiu a seguinte frase: "Vai logo, macaco", quando este estava buscando a bola perto da arquibancada para cobrar o escanteio - relatou o árbitro, e prosseguiu:
 O jogo ficou paralisado por 02 minutos para identificação da torcedora pela brigada militar e pelo atleta do CSA. Foi realizado boletim de ocorrência policial, sob número 4935 / 2023 / 151306. Relato que nenhum integrante da equipe de arbitragem ouviu o insulto e que o jogo foi paralisado, em função da reclamação do atleta. Nada mais a relatar - escreveu Luiz Tisne

O que disse a direção do Ypiranga

Em nota o Ypiranga, disse que a torcedora foi identificada e levada às autoridades para prestar esclarecimentos e que o Departamento Jurídico do Clube acompanha o caso e se colocou à disposição das autoridades para a elucidação dos fatos.

Veja a nota integra: 

O Ypiranga F. C. vem a público informar sobre os acontecimentos ocorridos no primeiro tempo do jogo Ypiranga x CSA, após denúncia de ofensa que teria partido de um indivíduo contra um atleta do CSA. 

A torcedora foi identificada e levada às autoridades para prestar esclarecimentos. 

O Departamento Jurídico do clube acompanha o caso e se coloca a disposição das autoridades para a elucidação dos fatos.

A instituição Ypiranga F. C. repudia veemente qualquer ato de discriminação e reafirma seus valores de humanidade e respeito ao próximo.

O que disse o CSA

Em nota, a direção do CSA condenou o ocorrido e diz que lamenta que fatos assim continuem a ocorrer em estádios brasileiros. 

O Ypiranga pode ser denunciado pela procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e, caso seja punido, jogar partidas como mandante sem torcida e ser multado.

Veja a nota do CSA

O Centro Sportivo Alagoano lamenta profundamente mais um caso de racismo no futebol. Durante a partida deste último domingo, diante do Ypiranga, pela segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro +


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE