William Racoski é eleito presidente do Consema/RS para o biênio 2026/2027
Secretário de Agricultura de Erechim passa a liderar o conselho estadual que reúne gestores municipais e fortalece as políticas públicas para o desenvolvimento do setor agropecuário no Rio Grande do Sul.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, William Racoski, foi eleito presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura do Rio Grande do Sul (Consema/RS) para o biênio 2026/2027. A definição da nova diretoria ocorreu nesta terça-feira (24), durante reunião promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, a Famurs, em Porto Alegre. O Consema é vinculado à Famurs e atua na discussão de políticas públicas, no fortalecimento do setor agropecuário e na construção de pautas estratégicas para o desenvolvimento da agricultura gaúcha.

A escolha da diretoria foi realizada por meio de sorteio on-line entre os integrantes do Conselho, definindo os cargos de presidente, vice-presidente, secretário e vice-secretário. Com a eleição, William passa a representar os secretários municipais de Agricultura de todo o Estado, conduzindo os trabalhos do colegiado e fortalecendo a articulação entre os municípios e os órgãos estaduais.
Para o secretário William Racoski, assumir a presidência representa uma oportunidade de ampliar o diálogo entre os municípios e defender pautas importantes para o fortalecimento do setor. "Recebo essa missão com muita responsabilidade e compromisso. Nosso objetivo será trabalhar de forma integrada com os secretários municipais, buscando soluções conjuntas para os desafios da agricultura gaúcha e fortalecendo cada vez mais o papel dos municípios na construção das políticas públicas para o setor", destaca.
Fotos: Alderi Bertuzzi – Comunicação PME