Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

WhatsApp ganha recurso para pesquisar mensagens no Google

Atalho facilita a busca de textos muito encaminhados para verificar fake news em correntes.

Tech Tudo
por  Tech Tudo
05/08/2020 15:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O WhatsApp anunciou na segunda-feira (3) uma nova função ao aplicativo. Um recurso de busca agora permite pesquisar no Google o conteúdo de mensagens muito encaminhadas. Disponível no Android e iPhone (iOS) e no WhatsApp Web, a medida tem como objetivo frear a disseminação de fake news e outras informações imprecisas no mensageiro. O recurso está em testes na versão mais recente do serviço disponível no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido.

Selo de "encaminhada" é uma das medidas do WhatsApp em combate a fake news — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Ao receber uma mensagem de texto com a seta dupla que indica que foi encaminhada muitas vezes, o WhatsApp exibe uma lupa para fazer a pesquisa. Ao tocar sobre ela, o usuário é direcionado ao Google, que deve exibir resultados que permitam checar a veracidade do conteúdo compartilhado.

A novidade é mais uma medida tomada pelo WhatsApp que ajuda no combate às fake news. No período que antecedeu as Eleições de 2018, o aplicativo passou a limitar o encaminhamento de mensagens no Brasil e avisar quando o conteúdo é repassado. Além disso, durante a pandemia do novo coronavírus, o WhatsApp passou a restringir para apenas um contato o encaminhamento de mensagens muito compartilhadas.

Ferramenta de busca de mensagens está em testes no Brasil — Foto: Divulgação/WhatsApp

Como pesquisar mensagens do WhatsApp no Google?

Para pesquisar mensagens do WhatsApp no Google, basta clicar na lupa ao lado do texto encaminhado muitas vezes. O aplicativo exibirá um alerta na tela do celular para confirmar se você deseja buscar por aquele conteúdo na web. Basta confirmar e visualizar os resultados pelo navegador do celular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE