Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Voluntários da região levam ajuda as famílias atingidas pela enchente em Barra do Rio Azul

Temporal na madrugada da última sexta-feira, deixou rastro de destruição em Barra do Rio Azul.

Leonardo Bortolotto/Assessoria
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria
05/11/2023 19:16 – atualizado há 38 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O sábado, 04 de novembro, dia ensolarado, foi dedicado a limpeza em Barra do Rio Azul, com a ajuda de muitos voluntários da região.
O município foi atingido por intensas chuvas entre a quinta-feira e madrugada de sexta, 2 e 3/11, onde passou dos 300 mm, alagando boa parte da cidade com as cheias dos rios Paloma e Azul.

A Prefeitura Municipal, com o apoio da Força Voluntária de Erechim, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Bombeiros Voluntários dos municípios, organizaram várias equipes para atuar nos serviços de limpeza e manutenção das ruas, casas, comércios, locais públicos, utilizando caminhões caçamba e tanques dos bombeiros, retroescavadeiras, tratores, em vários pontos da cidade.
Os colaboradores auxiliam na retirada de móveis e na desocupação de casas, entre outras ações.

As Secretarias Municipais seguem prestando todo o auxílio necessário para as famílias afetadas, principalmente as desalojadas que foram para casa de parentes ou amigos.

Após um dia intenso de muito trabalho na limpeza das casas, comércios, locais públicos, na noite de sábado, 4 de novembro, o prefeito Marcelo Arruda, deixou sua mensagem.

TEMPORAL DEIXA RASTRO DE DESTRUIÇÃO EM BARRA DO RIO AZUL

Barra do Rio Azul amanheceu sob efeito de muitas perdas em função das fortes chuvas que atingiram o município e a região entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira, 3 de novembro.

No início da manhã o Rio Paloma transbordou e atingiu de forma rara a cidade, inundando ruas, casas e comércio local. Além da enxurrada, que invadiu as residências, lojas, prédios públicos (Prefeitura, Assistência Social, Emater e Brigada Militar), com lama e água, outro problema foram as quedas de muros, barrancos, destruindo casas e arrastando veículos.

A cidade ficou sem energia elétrica e água potável. As equipes das empresas, funcionários da Prefeitura, Defesa Civil de vários municípios da região, Bombeiros e colaboradores estão trabalhando para normalizar a situação. Além de ajudar na limpeza geral necessária.

As perdas são grandes, destaca o prefeito Marcelo Arruda. “Felizmente não tivemos perdas de vidas humanas, mas o rastro de destruição comove a todos. Estamos fazendo todo o possível desde as primeiras horas da manhã para amenizar da forma possível os danos a cada família atingida”, amplia.

Na cidade, muitas famílias foram atingidas. A tarde, a prefeitura abriu central de doações junto ao Ginásio Municipal da cidade. Neste primeiro momento, o mais urgente são materiais de higiene e limpeza, além de água e alimentos não perecíveis.

A Administração Municipal pede que ao menos por enquanto, não sejam levados doações de roupas.

Ajuda também pode vir via PIX, pela chave:

93.539.153/0001-92 (CNPJ da prefeitura).

As águas também atingiram com força estradas do interior do município e interromperam o fluxo pelo asfalto entre Barra do Rio Azul e a ERS 420, que ficou bastante danificada.

Equipes da prefeitura tem atuado de forma intensa e contínua para ajudar as famílias e também desobstruir pontos de estradas que ligam o município à região nas comunidades do interior.

A Administração Municipal e a Defesa Civil ainda fazem levantamento do tamanho das perdas no município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE