Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Saúde

Você tem cuidado da saúde dos seus olhos?

A saúde dos olhos requer cuidados durante o verão, principalmente para quem usa lentes de contato.

O Sul
por  O Sul
01/02/2021 14:16 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

No verão, os riscos de contaminação por doenças oculares aumentam em quem usa lentes de contato. Além disso, os óculos solares falsificados, que parecem inofensivos, são um verdadeiro perigo para os nossos olhos.

Quem usa lentes de contato deve ficar alerta com os cuidados em piscinas e praias. Nesses ambientes, há maior risco de contaminação por doenças oculares que podem gerar problemas irreversíveis, como a cegueira. A higienização é a principal medida de prevenção.

“Os estojos eles são o principal foco de infecções. Então, é preciso ter como material uma escovinha de dente específica para a limpeza do estojo, e uma vez por semana esse estojo tem que ser limpo com a própria solução de limpeza e conservação”, explicou a oftalmologista Márcia Ruaro.

O uso inadequado da lente pode gerar desde irritação leve até uma lesão grave, como a úlcera de córnea. Outra doença que apresenta maior prevalência no verão é a conjuntivite. “Algumas conjuntivites provocadas por micro-organismos específicos estão nas piscinas como a acanthamoeba”, destacou Márcia.

Outro perigo para a saúde ocular são os óculos de sol falsificados. Mesmo que os preços sejam atrativos, o prejuízo que causam para a visão são graves. A radiação ultravioleta provoca lesão no fundo do olho, onde está a retina. Quando é colocado um óculos de lente escura, a pupila fica mais aberta. Dessa forma, ha uma incidência maior de raios solares na retina.

“Quando a gente tem óculos solar que não tem essa proteção, nós pioramos a exposição em comparação com o momento que nós não temos a lente escura, porque a pupila fica mais fechada na presença de luz. Então, ele oferece uma ameaça ainda maior. É pior do que você estiver sem óculos algum”, afirmou a oftalmologista.

A adaptação das lentes de contato pode ser feita apenas pelo oftalmologista, médico especializado em olhos e visão. Além disso, quando for comprar um óculos solar, certifique-se de que ele possua lentes com proteção contra radiação ultravioleta.

Você pode receber as notícias do AU pelo whatsapp. É só clicar aqui para entrar em um dos grupos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE