Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Vigilância de Saúde do RS considera encerrado surto de sarampo no estado

Último registro da doença no Estado ocorreu em abril deste ano

CP
por  CP
24/08/2020 21:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde o mês de abril de 2020, o Rio Grande do Sul não registra novos casos de sarampo. Até 13 de junho deste ano, foram 37 casos confirmados da doença, sendo o último paciente contaminado no mês de abril. Passado o período de 90 dias, a Vigilância da Saúde do Estado considerou encerrado o surto de sarampo no RS. No ano passado, foram 101 casos confirmados e 789 suspeitos da doença – que é evitada com aplicação de vacina na rede pública.

Ao passo que os profissionais da saúde concentram esforços para combater o coronavírus, a atenção também está voltada às outras patalogias, destacou a técnica da Vigilância estadual da Saúde, Juliana Patzer. Ela lembrou que transmissão do sarampo, que ocorre por meio da tosse, espirro e da fala, é tão ou mais facilitada quanto à da Covid-19. "Em uma sala com dez pessoas e eu entro com uma pessoa confirmada pela doença, destas nove correm o risco de serem contaminadas", exemplificou.

Desta forma, a maior medida de controle para a contaminação é saber identificar imediatamente um caso suspeito. O sinal para a identificação de um paciente é a combinação de três sintomas: febre e manchas vermelhas pelo corpo, acompanhado de tosse ou coriza ou, ainda, conjutivite.

Ministério da Saúde/Divulgação

Cobertura vacinal caiu nos últimos anos

O principal modo de evitar uma possível epidemia de sarampo é a vacinação, neste caso a vacina Tríplice Viral. No entanto, historicamente a cobertura do imunizante é baixa no Brasil. O ano de 2016 foi um marco na saúde pública nacional. Neste ano, o Brasil conquistou o reconhecimento internacional após a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) ter considerado o país livre do sarampo. Mas, de lá pra cá, o Brasil não alcançou mais a meta de imunização ao vírus. Enquanto o objetivo da campanha é vacinar 95% da população, nos últimos quatro anos esse índice ficou entre 90% e 92%.

Paraná e Santa Catarina acumulam casos em 2020

Ela evitou, contudo, um clima de vitória e reforçou que, apesar do surto encerrado no Estado, o país continua em surto e, por isso, em alerta com mais de 7 mil casos entre janeiro e julho deste ano. No recorte regional, o Paraná já acumula mais de 300 casos e Santa Catarina com mais de 100 casos neste ano.

Em 2019, a maior concentração de casos de sarampo foi na faixa etária de 15 a 29 anos. "É aquela faixa etária que muitas vezes já não tem mais a carteirinha, não sabe se foi vacinado ou não. E é a faixa etária que precisa de duas doses de vacinação contra o sarampo", lembrou a técnica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE