Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Vídeo; “Se tivéssemos matéria-prima e mão de obra a economia teria decolado” afirma presidente da ACCIE

O empresariado se organizou internamente para conseguir superar o momento e suportar a crise.

Leandro Vesoloski/AU
por  Leandro Vesoloski/AU
03/02/2021 16:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A crise econômica instalada em todo o Brasil no ano de 2020 em virtude da pandemia do coronavírus, criou um cenário de incertezas e trouxe como consequência um elevado número de demissões e empresas que foram obrigadas a fechar as suas portas. Apesar de todas as dificuldades, Erechim fechou o ano de 2020 com saldo positivo no Cadastro Geral de Empregados e desempregados (CAGED).

Para Fábio Vendrusculo, presidente da Associação Comercial Cultural e Industrial de Erechim, 2020 foi um ano de muito aprendizado. Vendrusculo disse que o empresariado se organizou internamente para conseguir superar o momento e suportar a crise.

"Alguns setores conseguiram se manter, pois produziam itens essenciais, mas a grande maioria ficou à deriva, na expectativa do que fosse acontecer. Passado esse susto inicial as atividades foram retomadas gradativamente, mas sempre com uma retração muito grande", explicou.

O presidente da ACCIE disse que a falta de matéria-prima e mão de obra qualificada impediu que a recuperação fosse mais rápida. "Se nós tivéssemos matéria-prima e mão de obra necessária à vontade para produzir, a economia teria decolado de uma forma mais brusca ainda, mas encerramos 2020 com algumas perdas financeiras e de pessoas, mas em uma avaliação geral foi um ano interessante e de muito aprendizado", afirmou Fábio Vemdruscolo.

Qualificação profissional

Fábio explicou que a ACCIE tem trabalhado em parceria com o poder público para ofertar cursos de qualificação profissional. "Temos que ocupar o sistema S que está muito bem estruturado em nossa cidade para capacitar as pessoas".

Vendruscolo falou também sobre a importância da retomada das aulas no mês de março. Para ele é necessária uma atitude mais rígida dos governantes para retomada da normalidade. "Os números do coronavírus estão controlados na nossa região e no nosso Estado. Os hospitais estão com poucos leitos ocupados e uma elasticidade grande, então eu vejo que é extremamente importante retomar as aulas”, afirmou.

CODER

Fábio Vendrusculo falou também a respeito do Conselho de Desenvolvimento de Erechim que nasceu dentro da ACCIE. "O CODER se insere em toda a sociedade e tem até o momento 18 entidades representativas dentro do Conselho. A plenária não está composta e temos que buscar outras entidades e profissionais liberais que precisam fazer parte”, disse o presidente.

Fábio explicou que o CODER vem para ajudar a planejar os próximos, 10, 20, 50 ou 100 anos de Erechim, fortalecendo o poder executivo, legislativo e a comunidade como um todo. "O cidadão precisa de esperança. Precisa ver que alguém está fazendo um pouco a mais por isso o Coder vem em boa hora e é fundamental” concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE