Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Vídeo; Ônibus de turismo sem freios é salvo por área de escape na BR-376

Existem duas áreas de escape na descida da Serra do Mar, na BR-376.

Gazeta do povo
por  Gazeta do povo
06/01/2021 15:02 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A área de escape do km 671 da BR-376, na descida da Serra do Mar entre o Paraná e Santa Catarina, em Guaratuba, evitou uma tragédia com ônibus de turismo sem freios, na madrugada desta quarta-feira (6).

Havia 37 pessoas no ônibus que fazia o trajeto de Belém (PA) para Florianópolis (SC), incluindo oito crianças. O motorista relatou que perdeu os freios dois quilômetros antes da área de escape. Como já sabia da existência do dispositivo de segurança, conseguiu controlar o veículo e direcionou a entrada no local à 1h43. Ao invadir a caixa de desaceleração, repleta de bolinhas de argila expandida, o ônibus estava a 118 km/h, segundo a concessionária, e rodou mais 115 metros até a parada completa. Ninguém se feriu. Os passageiros foram levados até um posto de apoio, de onde seguiriam viagem após providências da empresa de turismo.

Existem duas áreas de escape na descida da Serra do Mar, na BR-376. A que foi utilizada nesta madrugada já evitou acidentes com 257 veículos pesados, desde a inauguração, em 2011. Foi a sexta vez que o local evitou acidente com ônibus. Também na serra da BR-376, no km 667,3, a concessionária opera outra área de escape, inaugurada em novembro de 2019, que já registrou 56 entradas de veículos com problemas de freio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE