Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Vídeo: Garis paralisam serviço e cobram melhores condições de trabalho em Erechim

Trabalhadores solicitam melhores salários, EPI's e veículos em melhores condições para voltar ao trabalho

Leandro Vesoloski
por  Leandro Vesoloski
08/02/2021 11:03 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Erechim está sem coleta do lixo orgânico e seletivo nesta segunda-feira, 08, devido a uma paralisação promovida pelos garis que trabalham para a empresa Engesa que tem contrato com o município.

O Portal AU Online esteve acompanhando a situação na manhã de hoje e conversou com funcionários e representantes da empresa sobre a situação.

Representante dos garis disseram que buscam melhores salários. Eles reclamam também da falta de equipamentos de proteção individual (EPI’s) como luvas no tamanho correto e meias. Anderson Rodrigues disse que os garis reivindicam também mais um caminhão para a coleta do lixo seco. “Nós não vamos voltar a fazer a coleta enquanto não houver uma solução”, disse o funcionário.

Outro representante do grupo paralisado, Rodrigo Pereira da Silva, disse que diariamente os caminhões enfrentam problemas e que não há um caminhão reserva.

O que diz a empresa

A reportagem do AU Online fez contato com representantes da empresa Engesa que tem sua sede em Porto Alegre e presta serviços para o município de Erechim. O supervisor Cláudio Perez disse que a regulação dos salários dos garis se dá via sindicato e que existe um aumento previsto para o mês de fevereiro. Motoristas deverão ter o seu reajuste entre os meses de abril e maio.

Sobre a falta de equipamentos de proteção individual, Peres disse que a empresa enfrentou dificuldades de compra devido a pandemia, mas que há disponibilidade de luvas. Quanto as meias, ele informou que são trocadas sempre que necessário mediante entrega das peças danificadas.

Sobre o número de caminhões ele informou que a empresa segue o que rege o contrato com o município.

O supervisor disse também que a maioria dos garis devem horas de trabalho, porém a empresa não tem feito o desconto do período devido.

Cláudio Perez informou que a empresa está buscando profissionais diaristas e também tenta reunir coletores de outros municípios para retomar a coleta o mais breve possível.

Atualmente a empresa conta com 57 funcionários que são divididos em nove equipes no período do dia quatro equipes no período da noite.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE