Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Vídeo: Gafanhotos gigantes invadem SC e já aparecem em Erechim

São insetos comuns a nossa região e outras regiões do Brasil. Sem riscos à agricultura, diz especialista.

NSC/G1/SC/AU
por  NSC/G1/SC/AU
14/04/2021 18:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Moradores de cidades do Meio-Oeste de Santa Catarina se assustaram nos últimos dias com a presença de gafanhotos gigantes. Medindo cerca de 12 centímetros, os insetos são de uma espécie que está entre os maiores gafanhotos do mundo. Apesar do susto, especialistas apontam que a aparição é comum e eles não oferecem riscos às lavouras.

Segundo Marcelo Mendes de Haro, entomologista da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, no Vale, os animais são do gênero Tropidacris e estão distribuídos em todos os países da América Latina e podem ser vistos em diferentes regiões brasileiras.

Quem encontrou um dos gafanhotos em casa se assustou. Em Erechim, um morador do Bairro José Bonifácio encontrou e fotografou um desses gafanhotos gigantes. Marcelo Guollo ficou impressionado com o tamanho e curioso com o aparecimento do inseto.

Marcelo Guollo usou uma régua para comparar o tamanho. O inseto ficou na mesma posição durante todo o dia.

O especialista Marcelo |Mendes de Haro diz que “assusta um pouco as pessoas quando se deparam, pois eles estão entre os maiores gafanhotos do mundo, porém é natural o aparecimento nesta época do ano. Não é preciso se preocupar, só assusta pelo tamanho dele”.

Conforme o especialista, vários fatores podem ter influenciado no aparecimento dos insetos. Mudanças de temperatura, falta de chuva e calor prolongado podem levar eles às cidades.

Vídeo de Marcelo Guollo, morador do Bairro José Bonifácio, em Erechim. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE