Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Vídeo: Esgotamento das equipes é uma das maiores dificuldades no Hospital Santa Terezinha

Diretor da FHST esclareceu que não se cogita neste momento a transferência de pacientes de Chapecó para Erechim.

Leandro Vesoloski
por  Leandro Vesoloski
18/02/2021 16:16 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim precisou criar uma UTI e uma ala específica para atendimento a pacientes com COVID-19. No total 15 leitos de UTI e 23 leitos em uma ala clínica foram destinados para esta finalidade.

Falando ao vivo em entrevista ao jornalista Leandro Vesoloski no Portal AU Online, na manhã desta quinta-feira, 18, o diretor da FHST Rafael Ayub, disse que a ocupação dos leitos tem aumentado dia-a-dia.

Ayub falou que uma das maiores dificuldades é o esgotamento das equipes. “Seguimos com o esgotamento dos funcionários do hospital. É uma pandemia de longa duração e já é difícil no dia-a-dia lidar com a vida e morte e a pandemia faz com que estejamos cada vez mais presentes nisso. Esse fato tem desgastado os profissionais” ponderou Rafael.

O diretor da FHST disse que a estrutura física do hospital comportaria mais leitos de UTI, porém a grande dificuldade é encontrar profissionais para trabalhar nesta área.

Rafael Ayub explicou que tem se notado um aumento nos atendimentos e que o momento é de uma elevação nos casos clínicos. “Isso vai se refletir no aumento da necessidade de leitos de UTI e infelizmente em óbitos aqui na nossa região”.

Rafael fez um apelo para que a população mantenha os cuidados de higiene. “Pedimos que a população entenda que a pandemia não acabou. Pedimos também que use máscara e que faça higienização das mãos com álcool gel porque senão ainda poderemos ver o colapso no sistema de saúde como está acontecendo em cidades vizinhas”.

Vinda de pacientes de Chapecó

Nesta quarta-feira,17, foi ventilada a possibilidade da transferência de pacientes do município de Chapecó, que enfrenta o caos no sistema de saúde devido ao grande número de casos de coronavírus, para Erechim.

Ayub disse que o hospital Santa Terezinha ainda não foi contatado sobre a possibilidade de trazer pacientes do município catarinense e esclareceu que o trâmite para transferências de outros estados não é tão simples. “Transferência neste momento não se cogita e não está em discussão ainda”, concluiu Rafael Ayub.

Assista a entrevista com o diretor da FHST na íntegra:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE