Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Vídeo:Erechim registra 50 casos de dengue e outras 100 pessoas suspeitas de ter a doença

Polis disse que a situação se agravou porque houve falhas na prevenção

Leandro Vesoloski
por  Leandro Vesoloski
06/02/2021 14:06 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A dengue tornou-se uma ameaça iminente a população de Erechim. Conforme informado pelo prefeito municipal Paulo Polis em entrevista ao Portal AU Online, 40 pessoas foram diagnosticadas com dengue e outras 100 pessoas são suspeitas de ter a doença.

Polis disse que a situação se agravou por que houveram falhas na prevenção. Ele lembrou que há nove anos, Erechim também viveu um surto de dengue porque as ações de prevenção haviam falhado. “Por conta da pandemia acho que a prevenção foi deixado um pouco de lado. Quero pedir para as famílias que façam o cuidado com seus terrenos”.

O prefeito  disse que as equipes da prefeitura estão atuando na prevenção e que inclusive foram autorizadas horas extras para que possam realizar as atividades aos sábados. O prefeito ressaltou que cada um precisa fazer a sua parte e quando houver situações maiores a prefeitura vai dar a atenção necessária. “Quando tiver uma sacola, uma tampinha as pessoas precisam recolher. Quando tiver questões maiores a prefeitura vai fazer, porque é o trabalho da prefeitura e das famílias que vai trazer resultado”, explicou Polis.

Divulgação/PME

Ações contra a dengue

Nesta sexta-feira (5), a Secretaria de Saúde de Erechim, realizou uma ação integrada com a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e Ministério da Saúde com objetivo de auxiliar no controle da epidemia de dengue no município.

A ação foi acordada com o Estado que cedeu o Ultra Volume Baixo (UBV) acoplado em veículo, que chegou em Erechim na tarde de hoje, vindo de Frederico Westphalen. Para melhor entendimento, vale destacar que esse trabalho também é conhecido como “fumacê”, que elimina os mosquitos do Aedes aegypti na fase adulta através de inseticida.

Divulgção/PME

As aplicações aconteceram no bairro São Cristóvão que foi o ponto zero do mosquito.

Para essa ação foi mobilizada toda a equipe da Vigilância Ambiental incluindo agentes de combate à endemia e agentes de saúde, que passaram em todo bairro São Cristóvão orientando os moradores sobre a ação.

No final da tarde de sexta-feira,05, os dados da dengue foram atualizados pela prefeitura que informou que Erechim registra 121 notificações. Foram confirmados até o momento 50 casos positivos de dengue autóctones (o mosquito está no território de Erechim), 10 casos foram descartados e 61 permanecem em investigação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE