Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Vídeo; Com cortejo e honras militares, corpo de general Miotto é sepultado em São Marcos

Cavalo que pertencia ao comandante participou do trajeto até o cemitério

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
21/01/2021 15:58 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em cerimônia restrita a familiares, amigos mais próximos e autoridades militares e civis, o corpo do general de exército Geraldo Antonio Miotto, de 65 anos, foi sepultado na tarde desta quinta-feira no Cemitério Público Municipal, em São Marcos, sua terra natal. Ao fim do velório, o corpo foi levado em cortejo, com muitos aplausos, até o cemitério. O cavalo “Outubro”, que pertencia ao general Miotto, participou do trajeto. O ex-comandante Militar do Sul, que se encontrava na reserva, morreu na quarta-feira, vítima da Covid-19, após ficar internado por mais de um mês na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.

Durante o enterro, o general Miotto recebeu homenagens e honras militares. O caixão foi coberto com a bandeira do Brasil pela guarda fúnebre do 3º Regimento da Cavalaria do Comando Militar do Sul. Entre as autoridades presentes estavam o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. “É uma grande perda, não só para o Exército, mas para todos nós. O general Miotto sempre foi um bom amigo e um grande líder. Ele deixa um legado a ser seguido”, afirmou a chefe de Polícia do RS, Nadine Anflor.

“Miotto foi um grande homem e um grande chefe militar, com excepcionais serviços prestados ao Brasil. É muito triste termos que nos despedir dele. Ele foi um exemplo de homem correto e chefe de família exemplar. Merece todas as nossas homenagens. Era uma pessoa muito admirada pelos seus superiores e pares”, destacou o atual comandante do Comando Militar do Sul, general de exército Valério Stumpf Trindade.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul, Luís Carlos Reischak, avaliou Miotto como “um profissional exemplar e um grande homem”. “Seu espírito de liderança e sua coragem nas grandes operações jamais serão esquecidos. Todos nós aprendemos muito com ele”, salientou. O comandante do V Comando Aéreo Regional, brigadeiro do ar Mauro Bellintani, lembrou dos momentos em que conviveu com o general. “Ele foi um ser humano fantástico, gentil e sempre preocupado com o bem-estar das pessoas. Além disso, sempre foi dinâmico e um grande líder”, atestou.

Durante a manhã, o corpo de Miotto foi velado na Paróquia São Marcos, no Centro de São Marcos. Com os devidos protocolos de prevenção à Covid-19 e respeitando o distanciamento social, o velório foi aberto para o público se despedir do ex- comandante Militar do Sul. Ao redor do caixão, a guarda fúnebre do 3º Regimento de Cavalaria do Comando Militar Sul se manteve perfilada em homenagem ao general. Familiares, amigos, militares e diversas autoridades civis passaram pelo local para fazer a última homenagem. Após o velório, centenas de pessoas, entre elas familiares, amigos e autoridades civis e militares seguiram em cortejo o deslocamento do corpo do general Miotto, feito a pé, escoltado pela guarda fúnebre do 3º Regimento de Cavalaria do Comando Militar do Sul, até o Cemitério Público Municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE