Vereadores propõem tarifa reduzida e isenção de rotatividade em estacionamento para professores

Pedido ao Executivo busca atender demandas de docentes de escolas do centro de Erechim, que alegam prejuízos causados pelo atual sistema rotativo.

Por Redação/Carla Emanuele Publicado em 11/09/2025 21:38 - Atualizado em 11/09/2025 22:09

Na 32ª sessão legislativa desta semana, os vereadores Sandra Regina Picoli (PCdoB), Clarice Moraes (MDB), Ricardo Argenta (União), Carla Talgatti (Cidadania), Clairton Isidoro Balen (PT), Gustavo Zin Farina (Progressistas) e Lindomar Osmar Kossmann (União) apresentaram pedido de providências ao Poder Executivo para que seja realizado um estudo de viabilidade sobre a implementação de uma política municipal de tarifa reduzida, isenção de rotatividade e sistema de adesivos para estacionamento de professores no centro da cidade.

A iniciativa surge após reunião da Frente Parlamentar da Educação, realizada no dia 28 de agosto, quando os vereadores receberam demandas de professores das escolas Barão do Rio Branco, José Bonifácio, São José e Medianeira – todas localizadas no centro de Erechim.

No documento encaminhado, os docentes pedem ao município condições diferenciadas de estacionamento, destacando que a atual forma de funcionamento do sistema rotativo compromete o exercício da profissão. Segundo eles, a proposta não traria prejuízos significativos à empresa concessionária do serviço, a Stacione.

“Essa proposta é viável, com baixo impacto financeiro, e está alinhada ao artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro”, justificam. “Não podemos abandonar nossas salas de aula para rotacionar carros, nem lutar por uma educação equitativa enquanto nosso sustento é drenado”, acrescentam.

Regulamento sugerido:

• Público-alvo: Professores com vínculo ativo, efetivo ou temporário, nas escolas mencionadas, que utilizam veículo próprio para deslocamento.

• Área de abrangência: Ruas com estacionamento rotativo pago em um raio de 200 metros das escolas citadas.

• Horário de aplicação: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, durante o período letivo.

• Benefícios:

• Redução mínima de 50% na tarifa de estacionamento.

• Isenção da obrigatoriedade de rotatividade no horário escolar.

• Sistema de adesivos com identificação única para facilitar a fiscalização.

Os vereadores reforçam que a medida representa um apoio direto à valorização dos profissionais da educação, garantindo melhores condições de trabalho e permanência em sala de aula, sem prejuízos financeiros ou logísticos.