Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Vereadores aprovam processo de impeachment contra prefeito de Porto Alegre

Este foi o sexto pedido de impeachment protocolado na Câmara. Os outros cinco foram rejeitados.

G1
por  G1
06/08/2020 14:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (5) a abertura de um processo de impeachment do prefeito Nelson Marchezan Júnior. Foram 31 votos a favor e quatro contra, sendo que era preciso de uma votação com, no mínimo, 18 votos favoráveis.

Em vídeo, Marchezan afirmou que considera o processo político e que ele ocorre a cinco meses do fim do seu mandato.

"Este impeachment não é por causa dos nossos muitos erros. Este impeachment é por causa dos nossos poucos acertos e poucos méritos. É uma antecipação da eleição", disse.

Sessão remota da Câmara aprovou a abertura do processo — Foto: Ederson Nunes/CMPA

Marchezan foi denunciado por crime de responsabilidade e infração político-administrativa pelo uso de R$ 3,1 milhões do Fundo Municipal de Saúde para pagar publicidade, inclusive fora do estado, contrariando regras estabelecidas em decreto para a aplicação dos recursos.

"Utilizamos também os recursos porque a Câmara de Vereadores, por unanimidade, aprovou o orçamento deste ano com R$ 6 milhões, dentro do Fundo Municipal, para campanhas de saúde. Usamos metade. Obedecemos a Câmara, mas não gastamos tudo que autorizou", contesta.

O vereador Adeli Sell (PT), do bloco de oposição ao prefeito, considera que há base legal no pedido.

"Não se pode utilizar o Fundo Municipal da Saúde para fazer proselitismo. É isso que o prefeito fez, não obedecendo os princípios do direito administrativo, que são, fundamentalmente, a publicidade com moralidade, impessoalidade e no sentido da utilidade pública", disse, durante a sessão remota.

Já o vereador Mauro Pinheiro (PL), líder do governo, considera a decisão política.

"Essa publicidade será liquidada e paga com recursos do Fundo, mas não são recursos que deixarão de ser gastos com remédios, funcionários, contratações de hospitais, gastos de saúde. São recursos previstos no orçamento da Secretaria da Saúde e do município aprovados por nós", afirma.

A Câmara deve formar, por sorteio, a Comissão Processante, com três vereadores, para analisar o pedido. Ela terá 90 dias para apresentar um parecer final.

Caso a comissão se manifeste favorável ao impeachment, ele terá que ser analisado por todo o plenário, onde precisa de, no mínimo, 24 votos para a cassação do mandato.

Este foi o sexto pedido de impeachment protocolado na Câmara. Os outros cinco foram rejeitados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE