Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Vereador Araújo quer a adesão do município ao Programa Facilitadores do IPE Saúde

O parlamentar enfatizou que, devido a pandemia do coronavírus, o atendimento presencial foi suspenso em todas as agências do IPE, que atendiam de forma conjunta às demandas do antigo IPERGS, que foi separado em duas autarquias distintas – o IPE Saúde e o IPE Prev.

Giuliano Olivar/Assessoria
por  Giuliano Olivar/Assessoria
12/07/2022 14:02 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Na sessão de segunda-feira (11), o vereador Claudemir de Araújo (PTB) encaminhou ao Poder Executivo um pedido de providências no qual solicita a adesão do município ao Programa Facilitadores do IPE Saúde.

O parlamentar enfatizou que, devido a pandemia do coronavírus, o atendimento presencial foi suspenso em todas as agências do IPE, que atendiam de forma conjunta às demandas do antigo IPERGS, que foi separado em duas autarquias distintas – o IPE Saúde e o IPE Prev. “A grande maioria das unidades existentes no interior do estado foram permanentemente fechadas e passaram a atender somente de forma online, ocasionando graves prejuízos aos usuários do plano de saúde. Sabendo da dificuldade de acesso de muitas pessoas aos meios digitais, e levando em consideração a urgente necessidade de um atendimento presencial e de qualidade em nosso município, estamos solicitando ao Poder Executivo a adesão do município ao Programa Facilitadores do IPE Saúde”.

De acordo com Araújo, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, atende a quase um milhão de funcionários públicos e seus dependentes em todo o estado. Em Erechim, somente ligados à administração municipal (Prefeitura, Câmara e IEP) são 1289 servidores, sem contar seus dependentes. “Trata-se de uma ação que cria uma alternativa ao fechamento da agência em nosso município e garante auxílio aos usuários, onde é feita uma parceria em que o município indica um ou dois funcionários e disponibiliza o local para atendimento, e o IPE Saúde fornece o treinamento e suporte técnico para a realização da prestação de serviço”, avalia.

O vereador ressaltou que o objetivo é que possam ser atendidos os casos de pessoas que têm dificuldades com questões digitais, para que realizem o serviço junto ao facilitador, ou nas situações em que é preciso fazer análise de documentação, para que façam as digitalizações que forem necessárias e encaminhem as solicitações através dos formulários digitais. “Entendemos que sendo o IPE Saúde um órgão estadual, e os servidores públicos não apenas usuários dos serviços, mas também associados que auxiliam na manutenção do órgão, é direito que possam contar com a facilidade no atendimento presencial em nossa cidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE