Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Vereador Anacleto Zanella e comitiva da região inscrevem diversas demandas para o PPA Participativo do Governo Federal

Foram apresentadas propostas em diversas áreas

Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
11/07/2023 21:42 – atualizado há 29 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

No último sábado (8), o vereador Anacleto Zanella (PT) representou o Poder Legislativo erechinense na plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) Participativo do Governo Federal, realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Na oportunidade, o parlamentar esteve acompanhado pela assessora Terezinha Magaieski e pelo diretor geral da Câmara de Erechim, Jaime José Basso, bem como de representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-RS) e Prefeitura de Itatiba do Sul.

Conforme explica Anacleto, a votação para definir propostas e programas a serem analisadas e compatibilizadas pelo Governo Federal é aberta a toda a população e deve ser realizada até esta sexta-feira (14), através da página https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/ppa-participativo, fazer o cadastro individual no gov.br e escolher três propostas para votação. “A população de Erechim e região poderá participar e votar em três programas federais – o governo inscreveu 90 programas nas mais diferentes áreas – ou em três propostas entre as inscritas pela representação do município. A participação popular na votação é muito importante, pois a inclusão dessas demandas no PPA significa que poderemos cobrar do governo federal ao longo dos próximos quatro anos esses investimentos em Erechim e região.”, afirma o vereador.

Demandas da região

A comitiva do Alto Uruguai participou de exposições, debates e inscreveu uma série de demandas de toda a região para integrarem o PPA para os anos de 2024 a 2027. Foram apresentadas propostas em diversas áreas, tais como:

- Educação: escolas de educação básica em tempo integral; moradia estudantil para estudantes dos ensinos médio e superior;

- Saúde: ampliação dos investimentos federais nos hospitais que atendem o SUS; implantar o serviço de hemodinâmica na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim;

- Infraestrutura: asfaltamento da Transbrasiliana – trecho de 68,4 km da BR-153, entre Erechim e Passo Fundo;

- Moradia: investimentos em moradia popular, programa Minha Casa Minha Vida;

- Emprego e renda: crédito subsidiado para MEIs, micro, pequenas e médias empresas;

- Agricultura familiar: promover a agroecologia e a produção em sistemas de base ecológica/combater o êxodo da juventude e das mulheres rurais;

- Assistência social: segurança familiar e nutricional e combate à fome;

- Direito à cultura: consolidar a cultura e as artes como direitos e vetores de desenvolvimento humano e sustentável, valorizando a cultura regional.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE