Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Vento provoca destelhamentos, queda de postes e árvores no RS e em SC

O município mais atingido foi Chapecó, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 93 km/h.

Metsul/ND
por  Metsul/ND
27/09/2020 17:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Áreas de instabilidade pré-frontais associadas ao ar muito quente atingiram o Oeste de Santa Catarina na manhã deste domingo (27), causando estragos. O município mais atingido foi Chapecó, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 93 km/h.

Conforme a Defesa Civil do município catarinense, várias casas foram destelhadas e uma árvore caiu na SC-283, na saída para Seara. Houve problemas na rede elétrica que deixaram parte da cidade sem luz.

Temporal causou estragos em Chapecó neste domingo – Foto: Divulgação/ND

As mesmas áreas de instabilidade atingiram também o Noroeste do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo, onde houve registro de temporais isolados com vento forte e muitos raios. No Norte do Rio Grande do Sul além do vento caiu granizo em alguns pontos. 

Mau tempo, com rajadas fortes de vento, causaram danos em vários locais da cidade de Passo Fundo

Os maiores estragos foram registrados no Parque de Rodeios da Roselândia. No local, 21 ranchos sofreram danos com a queda de árvores e rompimento de cabos de energia elétrica. O local ficou sem energia. A Copref informou que não tem previsão de normalizar o fornecimento de luz.

O Parque de Rodeios da Roselândia é um local onde são realizadas diversas atividades ligadas ao tradicionalismo gaúcho. Além da estrutura pública o local possui ranchos particulares, os quais igualmente também compõem o ambiente de cultivo as tradições rio-grandenses.

O Corpo de Bombeiros informou que quatro residências sofreram danos nas suas coberturas. Lonas foram entregues aos moradores que tiveram suas casas afetadas.

Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação / CP

No Sul gaúcho, vendavais localizados atingiram a região com estragos. No município de Morro Redondo, o vento forte derrubou postes e árvores.

A Defesa Civil de Morro Redondo atendeu ainda ocorrências de destelhamentos na área rural em consequência do forte vento associado ao temporal que atingiu a localidade do Sul gaúcho.

A MetSul apurou junto à CEEE que a área mais atingida na região de atuação da empresa foi o Sul gaúcho, sobretudo Pelotas, com 350 ocorrências até a manhã de hoje e 23 mil clientes sem energia, perto de 100 mil pessoas. Região Sul gaúcha teve muitos raios na madrugada e temporais desde ontem com granizo e vento forte.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, há possibilidade de temporais até a madrugada desta segunda-feira (28), com rajadas de vento que podem atingir 80 km/h no Oeste, Extremo Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Confira no mapa:

Alerta de temporais em Santa Catarina – Foto: Defesa CivDefesa Civil emitiu alerta para ventos fortes no Estado – Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND il/Reprodução/ND
Defesa Civil emitiu alerta para ventos fortes no Estado – Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE