Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Vento forte acompanhado de chuva causa destruição em Timbó

A Defesa Civil de Santa Catarina avalia a possibilidade de um tornado no município.

NSCTotal
por  NSCTotal
06/01/2022 10:19 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A cidade de Timbó, no Vale do Itajaí, amanheceu nesta quinta-feira (6) contabilizando os prejuízos da tarde passada causados por um intenso temporal de verão. Era por volta das 17h quando um vento forte acompanhado de chuva atingiu a região e provocou destelhamentos, queda de árvores e muros, além de alagamentos em alguns pontos.

Foto: Rede Social

A Defesa Civil de Santa Catarina irá ao local para avaliar a possibilidade de um tornado no município.

O bairro Fritz Lorenz, conhecido como Industrial, é o mais atingido, segundo a prefeitura de Timbó. O coordenador municipal da Defesa Civil, Fábio Merele, estima que os ventos tenham atingido a casa dos 100 km/h em virtude dos estragos.

Foto: Rede Social

Ele conta que um telhado inteiro de zinco foi arrancado de um galpão e arremessado a cerca de 100 metros de distância. Imagens mostram também carrocerias vazias de caminhões tombadas pela força do vento.

Foto: Rede Social


O coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil estadual, Frederico de Moraes Rudorff, diz que não há estações meteorológicas próximas de Timbó para dizer que a velocidade das rajadas, mas informou que uma equipe irá ao local.

— Hoje devemos fazer também um levantamento in loco para avaliar os danos e se pode ter ocorrido algum tornado. O radar detectou o sinal da tempestade severa — diz.

O temporal durou cerca de 30 minutos. Casas também foram destelhadas, algumas atingidas por árvores que caíram e em algumas residências houve quedas de muros.

Foto: Rede Social

Apesar do susto, não há informações de pessoas feridas.

Em casos pontuais, as famílias deixaram os imóveis e se abrigaram com parentes e amigos, mas não houve necessidade de abrigo. Uma família apenas necessitou de atendimento da Assistência Social, porém conseguiu voltar para casa horas depois.

Desde que o dia amanheceu equipes da prefeitura estão nas ruas fazendo a limpeza e não há vias com a passagem obstruída. Durante a tarde de quarta (5), o trânsito ficou bloqueado nas ruas Ilhota, Bolívia e na Ponte do Trabalhador por causa de queda de árvores.

A Rua Osvaldo Cruz também teve a passagem interrompida por causa da queda de fiação e de restos de telhados que voaram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE