Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Venezuela coloca oxigênio à disposição do governo do Amazonas

Estado enfrenta colapso sanitário com a Covid-19.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
15/01/2021 08:53 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O chanceler e ex-vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou nesta quinta-feira que o governo vizinho vai colocar oxigênio à disposição do governo do Amazonas, que enfrenta um novo colapso sanitário devido ao avanço do novo coronavírus no Estado. 

"Por instruções do Presidente Nicolás Maduro, conversamos com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para disponibilizar imediatamente o oxigênio necessário para atender o contingente de saúde em Manaus", escreveu Arreaza em uma rede social. "Solidariedade latino-americana acima de tudo", completou.

A ajuda surge no momento em que o Estado sofre com a abastecimento de oxigênio nas unidades hospitalares. Para tentar conter o avanço da doença respiratória no Estado, o governador Wilson Lima suspendeu o uso de transporte coletivo em rodovias e rios e decretou o toque de recolher nas ruas entre às 19h e 6h.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Amazonas soma 223.360 casos e 5.930 mortes em decorrência da Covid-19. O Estado é também o terceiro com maior índice estadual de óbtos pela doença a cada 100 mil habitantes, abaixo somente de Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Sistema de saúde entrou em colapso em Manaus | Foto: Michael Dantas / AFP / CP

O estoque de oxigênio acabou em vários hospitais de Manaus nesta 5ª feira (14). Com isso, a situação do Estado do Amazonas no atendimento de pacientes com covid-19 se agravou nas últimas horas.

De acordo com o pesquisador Jesem Orellana, da Fiocruz-Amazônia, a falta de oxigênio foi registrada em instituições como o Hospital Universitário Getúlio Vargas e serviços de pronto atendimento, como o SPA José de Jesus Lins de Albuquerque

“Há informações de que uma ala inteira de pacientes morreu sem ar”, disse o pesquisador à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE