Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Veja como será o tempo em junho no RS

Mês deve começar com chuva já na segunda-feira (1°), devendo atingir especialmente a faixa norte do Estado, em municípios como Iraí e Erechim

GZH
por  GZH
29/05/2020 22:37 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após um início de ano marcado pela estiagem no Rio Grande do Sul, maio foi o melhor mês de chuva desde outubro do ano passado. Conforme a Somar Meteorologia, isso ocorreu devido à passagem de frentes frias mais frequentes pelo Estado. As precipitações, no entanto, não foram suficientes para reverter o déficit hídrico.

Junho deve começar com chuva já na segunda-feira (1°). Ela deve atingir especialmente a faixa norte do Estado, em municípios como Iraí e Erechim. Não há expectativa para temporais ou acumulados suficientes para reverter a estiagem, mas o volume deve ajudar a amenizar a situação e a proporcionar um alívio em relação aos baixos níveis de umidade relativa do ar.

O tempo volta a ficar firme entre terça-feira (2) e quarta-feira (3). A partir de quinta-feira (4), porém, uma nova frente fria volta a trazer chuva para o Estado, principalmente na região de Uruguaiana, Santa Rosa, Alegrete, Santiago e Frederico Westphalen.

Ao longo do mês, pelo menos quatro frentes frias devem passar pelo Rio Grande do Sul. Por isso, a chuva deve ficar acima da média histórica dos últimos 30 anos, que varia entre 100 milímetros e 300 milímetros. A região que deve ser mais atingida é a da Fronteira Oeste.

Já em relação à temperatura, apesar de estar previsto um início de mês mais frio do que em maio, conforme a Somar Meteorologia, espera-se que a máxima também fique pelos menos 2°C acima da média dos últimos 30 anos, que varia entre 15°C e 24°C.

A segunda quinzena de junho deve ser mais fria e chuvosa do que a primeira. A previsão é de uma queda mais acentuada da temperatura no fim do mês por causa da passagem de uma frente fria. Poderá haver geada na Serra e na Campanha, regiões em que os termômetros devem apresentar as temperaturas mais baixas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE