Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Variante peruana do coronavírus avança pela América do Sul e preocupa Brasil

Brasil registrou até agora dois casos em São Paulo e um terceiro, que resultou em óbito, no Rio Grande do Sul

Agência Estado/Rádio Guaíba
por  Agência Estado/Rádio Guaíba
07/07/2021 03:30 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A proliferação de casos da variante Lambda (C.37) pela América do Sul atraiu a atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda não há estudos que comprovem a maior transmissibilidade dessa cepa do novo coronavírus, mas o aumento de casos e a baixa taxa de vacinação em áreas do continente onde essa mutação surgiu vêm preocupando autoridades de saúde.

No Brasil, por enquanto, há três casos e uma morte relacionados à cepa. No Peru, onde foi detectada pela 1ª vez em dezembro, a variante já representa 81% dos casos de infecção. Argentina e Chile também veem alta de contaminações. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Classificada em junho como variante de interesse (VOI, na sigla em inglês) pela OMS, a Lambda já foi rastreada em 29 países. Entre as 20 nações latino-americanas, sete registraram a cepa. Na Argentina, foi responsável por 37% dos casos detectados de fevereiro a abril.

No Chile, representa 32% das ocorrências listadas nos últimos 60 dias. Os países da região, porém, não dispõem de estrutura robusta de vigilância genômica. “A América Latina sequencia muito pouco. O Brasil é o país que mais sequencia na região e é pouco comparado a países como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido”, explica Rodrigo Stabeli, diretor da Fiocruz em São Paulo.

Em números absolutos de casos, o Chile é líder mundial de notificações da Lambda. Segundo o Gisaid, banco online global de sequenciamentos com dados, são 840 registros, à frente dos Estados Unidos (621) e do Peru (242).

O Brasil registrou até agora dois casos em São Paulo e um terceiro, que resultou em óbito, no Rio Grande do Sul. O número, porém, pode ser maior.

“Não acredito que tenhamos só três casos”, afirmou o infectologista Alexandre Zavascki, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. “Não estou dizendo que se expandiu, mas quando quase casualmente detectamos a C.37, é possível, considerando que nas nossas fronteiras há grande entrada de pessoas vindo dessas regiões, que já tenhamos em algum grau mais casos que esses já reportados”, acrescentou.

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, a infecção em território gaúcho foi importada da Argentina. O pesquisador observou ainda que a Gama — cepa predominante no território nacional (P.1), originalmente identificada em Manaus — pode ser um impeditivo para o avanço da Lambda. “Isso só saberemos monitorando”, completou Zavascki.

Recentemente, o Peru, país de surgimento da variante, se tornou líder mundial em mortes a cada 100 mil habitantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE