Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Vantagens da armazenagem de grãos na propriedade é tema de Dia de Campo em Erechim

Mais de 50 produtores acompanharam palestras e visitas técnicas em propriedades.

Assessoria Emater/RS-Ascar -Erechim/Terezinha Mariza Vilk
por  Assessoria Emater/RS-Ascar -Erechim/Terezinha Mariza Vilk
21/10/2021 10:38 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Visando fomentar armazenagem na propriedade rural e aumentar a produção de grãos, principalmente de milho, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria da Agricultura, com apoio do Sicredi e Cresol, promoveu Dia de Campo voltado à atividade, nesta quarta-feira (20/10). Mais de 50 produtores acompanharam palestras e visitas técnicas em propriedades.

Jornalista Terezinha Mariza Vilk

Participaram da abertura o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, o secretário Municipal da Agricultura, William Racoski, o gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, e os representantes da Sicredi, Alecxander Bertolla, e da Cresol, Carlos Cupecine, entre outras lideranças.

Na parte da manhã, na Cantina Andreolli, foram repassadas orientações técnicas pelos extensionistas e engenheiros agrônomos da Emater/RS-Ascar, Adriano Szynkaruk, Carlos Alberto Angonese, Luiz Angelo Poletto e Murilo Correa Marcon. O extensionsita Szynkaruk apresentou um panorama com ações das culturas de verão e inverno e ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), desenvolvidas pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Erechim. Segundo ele, 41 produtores armazenam grãos nas propriedades, totalizando mais de 50 silos, com capacidade armazenadora de 36.250 sacas.

Jornalista Terezinha Mariza Vilk

Poletto expôs as vantagens do Programa Estadual de Incentivo à Cultura do Milho (Pró-Milho), realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar. Ele repassou orientações visando ao aumento da produção e qualidade do grão. Neste sentido, destacou diversas ações importantes, como manejo adequado, análise de solos, irrigação, controle de doenças e pragas, com destaque para o controle da cigarrinha do milho, entre outras ações.

Jornalista Terezinha Mariza Vilk

Angonese destacou um conjunto de vantagens da armazenagem na propriedade, dentre elas a redução de custos com frete, manter em mais alto nível a qualidade do grão, redução de perdas qualitativas e quantitativas, e oportunizar ao produtor comercializar o produto no momento em que for mais vantajoso economicamente, dentre outras. Também expôs os princípios da secagem de grãos através da aeração com ar natural, manejo da aeração de conservação de grãos e controle de pragas dos grãos armazenados, entre outras.

Jornalista Terezinha Mariza Vilk

O extensionista Marcon repassou orientações sobre os benefícios da homeopatia, envolvendo também o uso nas plantas para humanos, plantas e animais. De modo geral, explicou as características do produto.

A atividade prosseguiu à tarde, com visita técnica às propriedades dos produtores Edson Farina e Antenor Pertile, para conhecer as experiências com armazenagem de grãos.

Abertura

O prefeito Paulo Polis e o secretário da Agricultura destacaram a importância da atividade para os produtores e para a economia do município. “Quero manifestar o meu reconhecimento pelo trabalho de cooperação da Emater e demais parcerias. Não fazemos nada sozinhos”. Polis agradeceu a parceria da Emater/RS-Ascar e demais entidades que contribuem para assistência técnica e para o agronegócio e em especial aos produtores. O prefeito disse está sendo estudada a possibilidade de criação de um programa municipal de fomento à atividade, envolvendo armazenagem de grãos, com recursos próprios.

Terezinha Mariza Vilk

Tonello agradeceu a parceria da prefeitura, instituições financeiras, a Secretaria Estadual da Agricultura pelo incentivo através do Pró-Milho e dos demais políticas públicas. O secretário municipal da Agricultura também ressaltou a importância da armazenagem na propriedade e as vantagens ao produtor.

A atividade foi acompanhada pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Erechim integrada pelos extensionistas Adriano Szynkaruk, Valmor Gasperin, Josiane Roman, Daiane Mattos Taborda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE