Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Vacinação de crianças começa no dia 19 simultaneamente no RS

Primeiros vacinados serão meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos sendo os primeiros vacinados.

Assessoria SES
por  Assessoria SES
10/01/2022 18:39 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A vacinação das crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 começa simultaneamente no próximo dia 19 em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Em reunião nesta segunda-feira (10), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu que o cronograma de vacinação seguirá o que vem sendo feito desde o início da imunização, com os 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos sendo os primeiros vacinados.

Data foi definida em reunião da CIB - Foto: Neemias Freitas

As 862.747 crianças sem comorbidades serão o próximo grupo vacinado. Pelo cronograma acertado, a imunização delas também poderá começar neste mês, com a primeira dose sendo aplicada para quem tem 11 anos de idade. Crianças indígenas - 3.911 - e quilombolas - 1.188 - serão vacinadas conforme orientação futura do Ministério da Saúde, com doses destinadas a este público.

Em fevereiro, deverá inicia a vacinação dos meninos e meninas de dez e de nove anos. Em março, será a vez daquelas com oito anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de vacinas pelo Ministério da Saúde. O primeiro lote, com 1,248 milhão de doses, está previsto para chegar ao Estado na próxima quinta-feira (13). Outros dois lotes com a mesma quantidade devem ser entregues nos dias 20 e 27.

A aplicação deverá ser realizada em sala exclusiva, com um espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação devem ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

Nesta quarta (12) e quinta-feira (13), haverá a capacitação pela Secretaria da Saúde e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS – CONSEMS – dos vacinadores, indicados pelos municípios, que receberão orientações sobre a aplicação do imunizante. “O momento de vacinar a criança vai ser diferente do que é vacinar os adultos”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. “A vacinação será feita de forma organizada, com as equipes preparadas e de maneira acolhedora”.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira remessa de doses deve chegar ao Brasil na quinta-feira e distribuídas aos Estados na sexta-feira. Durante o final de semana, equipes da Secretaria Estadual de Saúde irão realizar a separação das doses que serão distribuídas nos dias 17 par as regiões. Neste período, os municípios trabalharão na estruturação das salas de vacinas para garantir a segurança das crianças e familiares.

O Plano de Operacionalização da Vacinação de Crianças de 5 a 11 anos também foi apresentado no Centro de Operações de Emergências em Saúde. O documento será publicado no site da SES nesta terça-feira (11).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE