ECONOMIA
Usuários relatam problemas no uso do aplicativo do FGTS
Enquanto alguns usuários viam uma mensagem de erro, para outros o saldo era exibido como inexistente.
O aplicativo do FGTS está apresentando instabilidade nesta segunda-feira (26), levando ao "desaparecimento" do saldo para muitos usuários e gerando uma onda de reclamações nas redes sociais.
O que se sabe até o momento:
* Sumiço do saldo: Ao tentar acessar o aplicativo, trabalhadores relatam que o saldo aparece como "inexistente", "sem contas FGTS a serem exibidas" ou com o valor de R$ 0,00.
* Reclamações crescentes: As queixas aumentaram significativamente a partir da manhã desta segunda-feira, com muitos usuários desabafando no X (antigo Twitter) e outras plataformas.
* Instabilidade no sistema: Acredita-se que o problema esteja relacionado a uma instabilidade no sistema da Caixa Econômica Federal, responsável pelo gerenciamento do FGTS, ou a falhas na versão do aplicativo.
Até a última atualização, nem a Caixa Econômica Federal nem o Ministério do Trabalho e Emprego emitiram um comunicado oficial sobre a causa do problema ou uma previsão para a normalização.
Há relatos de usuários que já enfrentavam dificuldades no acesso e visualização do saldo desde o dia 22 de maio.

O que fazer
* Não se desespere: Em geral, o sumiço do saldo em aplicativos de bancos costuma ser um problema tecnológico e não significa que o dinheiro tenha, de fato, desaparecido da conta.
* Tentar novamente mais tarde: A Caixa orienta os usuários a tentar acessar o aplicativo novamente em outro momento, pois a instabilidade pode ser temporária.
* Verificar atualização do aplicativo: Certifique-se de que seu aplicativo FGTS está atualizado para a versão mais recente.
* Reiniciar o aplicativo ou o dispositivo: Fechar e reabrir o aplicativo, ou reiniciar o celular, pode resolver problemas pontuais.
* Desinstalar e reinstalar o aplicativo: Em alguns casos, a desinstalação e nova instalação do app podem solucionar o problema.
* Consultar o extrato em outros canais (se disponíveis): Embora o aplicativo esteja com problemas, o extrato do FGTS pode ser consultado em outros canais oficiais, como o site da Caixa.
* Entrar em contato com a Caixa: Caso o problema persista, o contato com o suporte da Caixa Econômica Federal (telefone 0800 726 0104) ou o atendimento presencial em uma agência podem ser necessários para verificar inconsistências no cadastro.