Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Uruguai avalia possibilidade de abertura gradual das fronteiras nos próximos dias

Expectativa é de que haja flexibilização das fronteiras uruguaias a brasileiros.

Jornal do Comércio
por  Jornal do Comércio
03/08/2021 20:34 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Destino turísticos preferidos de muitos gaúchos, o Uruguai segue fechado aos brasileiros por conta da pandemia. A boa notícia é que há possibilidade de o presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pou, anunciar na semana que vem algum tipo de flexibilização das fronteiras a estrangeiros, diz publicação do Jornal do Comércio. 

De acordo com a cônsul geral do Uruguai em Porto Alegre, Liliana Buonomo, ainda não há informações sobre os avanços que poderão ser obtidos nesse sentido, mas há a expectativa de que brasileiros que tenham residência no país vizinho, como é o caso de muitos gaúchos, possam ser contemplados. "A visão do Uruguai é de ir abrindo aos poucos as fronteiras aos vacinados e que tenham, por exemplo, investimentos ou propriedades no Uruguai", comenta.

Por enquanto, no entanto, o Uruguai permite apenas visitantes de outras nacionalidades, desde que apresentem teste PCR negativo feito até três dias antes do embarque. Não há proibição de voos para o país, e os passageiros autorizados a entrar em território uruguaio devem submeter-se a regras como controle de temperatura, uso de máscaras sempre que houver contato a menos de 2 metros de distância, apresentar no embarque resultado negativo de teste PCR-RT, dispor de cobertura de saúde no Uruguai e cumprir quarentena obrigatória por no mínimo 7 dias, quando poderá ser realizado novo teste.

Com cerca de 70% de sua população imunizada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, o Uruguai tem registrado queda nos principais indicadores da pandemia, como contaminações, mortes e internações em UTI, o que pesa para a tendência de adotar medidas menos restritivas nas fronteiras ao longo dos próximos dias.

As medidas restritivas aos brasileiros estão em vigor desde o primeiro semestre de 2020, e valem tanto para o trânsito terrestre quanto aéreo. Em julho, a autoridade diplomática uruguaia informou ao Jornal do Comércio que não havia previsão de abertura das fronteiras para fins de turismo.

Por ora, o único acesso possível aos brasileiros é aos free shops localizados nas cidades fronteiriças do Estado, como as uruguaias Rivera, na ligação com Santana do Livramento; Rio Branco, vizinha de Jaguarão; e Chuy, ao lado da gaúcha Chuí.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE