URI inaugura Espaço Acadêmico de Medicina no Hospital de Nonoai
Estrutura vai oferecer suporte a estudantes do internato médico, médicos plantonistas e preceptores, fortalecendo a integração entre ensino e serviço de saúde na região.
Na manhã da sexta-feira, 19, foi oficialmente inaugurado o Espaço Acadêmico Medicina URI Erechim, junto ao Hospital Comunitário e Beneficente de Nonoai. O novo local foi projetado para oferecer um ambiente de estudo e descanso aos estudantes do internato médico, além de abrigar médicos plantonistas e preceptores do curso.
O espaço atende alunos dos dois últimos anos da graduação em Medicina, que cumprem parte de sua formação prática no hospital por meio de rodízios quinzenais. Sob supervisão de preceptores, os acadêmicos atuam nas áreas de Atenção Básica, Saúde Coletiva e Saúde Mental.
Segundo o coordenador do curso, professor Sergio Bigolin, a entrega do espaço representa mais um avanço na integração entre ensino e serviço, fortalecendo a qualidade da formação médica na URI Erechim em parceria com o Hospital de Nonoai.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas lideranças regionais, entre elas a prefeita de Nonoai e presidente da FAMURS, Adriane Perin de Oliveira, o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Dimas Dandolini, e o diretor-geral da URI Erechim, professor Paulo Roberto Giollo, além de representantes do hospital, gestores acadêmicos e autoridades locais.
A obra recebeu investimento superior a R$ 600 mil, sendo R$ 356 mil oriundos da URI Erechim, por meio do COAPES (Contrato Organizativo da Ação Pública de Ensino-Saúde). Para o professor Paulo Giollo, “esse investimento reafirma o compromisso da Universidade com a qualidade da formação médica, refletindo diretamente na melhoria do atendimento aos pacientes”.

O Espaço Acadêmico possui dois pavimentos com capacidade para acomodar até 12 estudantes. O primeiro andar conta com quatro quartos (três para estudantes e um para médicos plantonistas), sala de estudos, biblioteca, copa e área de lazer. O segundo pavimento abriga vestiários masculino e feminino, sala de descanso para colaboradores e banheiros adicionais.

O Hospital de Nonoai, que atende majoritariamente pelo SUS, possui 73 leitos, realiza mais de 200 internações mensais e mais de 2 mil atendimentos de urgência e emergência, além de outros atendimentos via convênios e programas estaduais. Também presta assistência à população indígena da região e, em breve, contará com um ambulatório específico de saúde indígena.
Até o momento, 165 estudantes das três primeiras turmas de Medicina da URI, incluindo os formandos de 2025, já passaram pelo hospital. O internato médico também é desenvolvido em outros municípios da região, como Erechim, Getúlio Vargas, Campinas do Sul e Viadutos, abrangendo sete grandes áreas da Medicina.