Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

URI Erechim assume pauta da Inovação em Saúde Pública na Região

O evento contou com a presença das Professoras Alessandra Dalla Rosa da Veiga e Jessie Carvalho Bruhn, representando a URI Erechim.

Secom URI
por  Secom URI
31/05/2023 22:35 – atualizado há 15 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Em uma iniciativa conjunta entre o UPF Parque e o INOVA RS foi realizado um evento, em Passo Fundo, com o intuito de apresentar os resultados das ações desenvolvidas na área da inovação em saúde pública na Região Produção e Norte. O evento contou com a presença das Professoras Alessandra Dalla Rosa da Veiga e Jessie Carvalho Bruhn, representando a URI Erechim.

A parceria entre os atores da Quádrupla Hélice, constituída pelas instituições de ensino, poder público, empresas e sociedade civil, visa fortalecer as ações inovadoras na área da saúde, que é uma das áreas estratégicas da região. Este encontro, que contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas, das mais diversas esferas ligadas à saúde, teve como objetivo compartilhar os avanços alcançados até o momento e divulgar as ações em andamento e projetos futuros.

Durante o evento, a Professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga ressaltou a importância de ações de inovação na área da saúde e destacou a necessidade de uma atuação conjunta entre os diversos atores do ecossistema. Em sua fala, destacou o mapeamento de dados, em andamento, sobre o Complexo Econômico e Industrial da Saúde, da Região do COREDE Norte (Conselho Regional de Desenvolvimento), com previsão de conclusão em dezembro deste ano; a realização do II Fórum de Políticas Públicas na Saúde, Esporte, Cultura e Lazer, a ser realizado entre os dias 19 a 23 de junho; o Open Innovation – Maratona de Inovação Aberta; além de uma segunda edição do Hacka Inova Saúde – a ser realizado pela UPF, em parceria com a URI Erechim.

Por sua vez, a Professora Jessie Carvalho Bruhn conduziu uma dinâmica de LEGO Serious Play, uma metodologia que utiliza blocos de montar para estimular a criatividade e a participação ativa. O objetivo da dinâmica foi levantar os desafios enfrentados na área da saúde e buscar possíveis soluções inovadoras por meio do compartilhamento de experiências e do trabalho em grupo.

Na dinâmica, estiveram envolvidos profissionais da área da saúde, pesquisadores, empreendedores e representantes de instituições de ensino e pesquisa, e o poder público da região. Todos os participantes foram instigados a contribuir, trazendo diferentes cenários para discussão em grupo. A troca de experiências e a colaboração entre os participantes foram fundamentais para identificar demandas e oportunidades de inovação e potenciais parcerias na área da saúde.

Com a união de esforços entre a URI Erechim, que passa a assumir a pauta da inovação em saúde regional, e os demais parceiros, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul caminha em direção a um futuro mais inovador na área da saúde, baseado no compartilhamento de conhecimentos, colaboração e o compromisso com a melhoria dos serviços de saúde, de forma a transformar positivamente a vida das pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE