Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

URI Erechim aprova doutorado em Atenção Integral à Saúde

A proposta obteve aprovação com nota 4, de um total de 5, pela Comissão de Avaliação da Área Interdisciplinar

Assessoria URI Erechim
por  Assessoria URI Erechim
05/09/2023 10:14 – atualizado há 23 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculado ao Ministério da Educação, aprovou a oferta do curso de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) na URI Erechim, em parceria com a UNICRUZ e a UNIJUÍ. A proposta foi encaminhada no início deste ano pelo PPGAIS e obteve aprovação com nota 4, de um total de 5, pela Comissão de Avaliação da Área Interdisciplinar e referendada pelo Conselho Técnico Científico, ambos da Capes.

“Estamos muito felizes com esta aprovação. Temos a expectativa de que o doutorado contribuirá muito para o avanço do conhecimento, por meio da execução de pesquisas científicas de qualidade, bem como a formação de doutores pesquisadores que possam contribuir para a qualidade da atenção integral e interdisciplinar ao sujeito e coletividade, contribuindo para o sistema de saúde brasileiro”, comentam os professores coordenadores das três instituições associadas, professores Adriane Kolankiewicz, da UNIJUÍ, Fernanda Dal’Maso Camera, da URI Erechim, e Rodrigo de Rosso Krug, da UNICRUZ.

A consistência na formação de mestres pelo Programa, assim como a qualidade da produção científica em nível nacional e internacional dos docentes, discentes e egressos do mestrado, é a base que representa a capacidade formativa do Programa, que agora avança ao nível de doutorado. Os pareceres destacaram também o percentual de doutores pesquisadores, futuros orientadores do doutorado, os quais possuem projetos financiados por agentes externos, assim como o número de pesquisadores em nível de excelência no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“No parecer da avaliação, há destaque de muitos pontos positivos no que tange a proposta de formação de doutores apresentada. Fundamentada na excelência acadêmica e na contribuição para a geração de conhecimento na área da saúde, sob múltiplos e complementares aspectos metodológicos, a proposta tem características inovadoras na formação de doutores”, comentam os coordenadores.

O impacto na comunidade regional, representada pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa na rede de atenção à saúde em diferentes níveis de atenção, dos municípios de abrangência das instituições associadas, construídas por diferentes convênios com prefeituras e hospitais, é um diferencial que aparece fortemente na avaliação. O Curso de Doutorado em Atenção Integral à Saúde será ofertado pela associação interinstitucional entre as três Universidades, com característica interdisciplinar e contará com docentes permanentes das três instituições, totalizando 18 pesquisadores para orientação de doutorandos.

O doutorado mantém a estrutura acadêmica do mestrado, tendo como área de concentração a Atenção Integral à Saúde e as linhas de pesquisa, que são: 1 - “Processos Saúde-Doença-Cuidado” e 2 - “Processos Químicos e Biológicos em Saúde”.

Para o professor Thiago Heck, que atuou como coordenador do PPGAIS de 2015 a 2022, a aprovação do doutorado representa o sucesso de uma trajetória de 10 anos de dedicação e investimento na pesquisa, por parte das instituições associadas, professores e alunos do mestrado. “Essa conquista representa o sucesso coletivo de muitas instâncias da nossa universidade e das instituições associadas. A dedicação dos professores na formação acadêmica dos mais de 145 mestres em Atenção Integral à Saúde, representada amplamente pelo impacto direto na comunidade e na construção de conhecimento em nível nacional e internacional, pode ser observada nos relatórios do PPGAIS ao longo dos anos. Mérito do trabalho de professores, alunos e egressos do mestrado. A proposta de formação ampla e flexível do PPGAIS no mestrado, expandida e com inovações agora com o doutorado, tende a qualificar ainda mais dois pontos fundamentais: o impacto social e a produção científica das Universidades associadas, capilarizando estes resultados para todos os níveis de formação na área da saúde, da graduação a pós-graduação. Amplia a capacidade de obtenção de financiamentos de projetos e bolsas para estudantes de diferentes níveis. Foram muitos desafios, mas é uma satisfação fazer parte disso como professor, pesquisador, e ter atuado como coordenador no período da elaboração dos relatórios e submissão da proposta de doutorado, junto aos colegas de PPGAIS”, conclui o professor.

Para o Diretor-Geral da URI Erechim, Professor Paulo Roberto Giollo, “essa é mais uma conquista e, ao mesmo tempo, um novo espaço que estamos abrindo para uma importante formação. Sabemos que ela precisa acompanhar a evolução natural para que possamos oferecer serviços cada vez mais qualificados à população, assim como tem ocorrido com os nossos cursos de graduação na área da saúde que têm feito a diferença em toda a região”.

O mestrado em Atenção Integral à Saúde, aprovado pela Capes em dezembro de 2013, iniciado com a primeira turma em 2014, teve sua qualidade reconhecida no processo de formação de recursos humanos recebendo a nota 4, de um total de 5, em 2022, conforme critérios do MEC-Capes. Este passo permitiu a proposição do Curso de Doutorado, aprovado também com a nota 4, e que deve iniciar aproximadamente 10 anos após o mestrado.

A próxima etapa, antes da abertura de processo seletivo para o doutorado, consiste na emissão de documentos tais como a portaria de autorização e reconhecimento da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e homologação do Ministro da Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE