Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Universidade catarinense sofre "ataque hacker" na volta às aulas online

Segundo a universidade, a ação impactou o acesso de todos os estudantes e professores que voltariam às aulas nesta segunda pela manhã.

ClicRDC
por  ClicRDC
01/09/2020 10:08 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC) sofreu um "ataque hacker" nesta segunda-feira (31), na volta às aulas online da instituição. Segundo comunicou a Administração Central da UFSC, a indisponibilidade no sistema Moodle de ensino não presencial na manhã desta segunda-feira foi provocada por uma sequência de ataques de negação de serviço direcionados aos servidores da plataforma.

Conforme comunicou a Administração Central da UFSC foram várias investidas durante todo o domingo (30) e a madrugada de segunda-feira. A Universidade ainda informou que as equipes da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) trabalharam intensamente para tentar mitigar as investidas contra os sistemas da instituição. A ação impactou o acesso de todos os estudantes e professores que voltariam às aulas nesta segunda pela manhã. O acesso à plataforma Moodle foi estabilizado às 8h45.

A Universidade vai registrar boletim de ocorrência junto à Polícia Federal para que investigue o caso. Segundo a UFSC, a Lei dos Crimes Cibernéticos determina detenção de três meses até um ano e multa para quem invade “dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações” (artigo 154 do Código Penal). A pena é igual para quem interrompe serviço “informático, telemático ou de informação de utilidade pública” e aplicada “em dobro se o crime é cometido por ocasião de calamidade pública” (artigo 266 do Código Penal).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE