Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

União Europeia, composta por 27 países, começa a vacinação contra a Covid-19 neste domingo

Membros da União Europeia fazem campanha conjunta de imunização em meio à crescente de casos e nova variante do vírus.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
26/12/2020 10:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A União Europeia, composta por 27 países, começa a vacinação contra a Covid-19 neste domingo em meio a uma nova onda de contaminação pelo continente. O bloco europeu encomendou 200 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela norte-americana Pfizer e pela farmacêutica alemã BioNTech.

A Comissão Europeia concedeu aprovação para o uso dessa vacina somente na última segunda-feira e agora França, Itália, Alemanha e o demais países membros do bloco estão prontos para se juntar às nações que começaram a imunização ainda em 2020.

Outros países do continente europeu já fazem campanhas de imunização. O Reino Unido foi a primeira nação a aplicar uma vacina em sua população em 8 de dezembro. A Suíça vacinou uma senhora de 90 anos contra a doença causada pelo novo coronavírus no dia 23 de dezembro e a Sérvia teve sua primeira aplicação na véspera do Natal.

Foto: Claudio Reyes / AFP / CP

Na última semana, um total de 16 países começaram as aplicações, inclusive três da América Latina: México, Chile e Costa Rica.

A Argentina é o próximo país a iniciar a vacinação na América do Sul. O país recebeu o primeiro lote da vacina Sputnik V, fabricada pela Rússia, e pretende começar as aplicações na segunda-feira.

As campanhas de vacinação tiveram início ao mesmo tempo em que uma nova cepa do coronavírus causador da Covid-19 foi identificada no Reino Unido, altamente contagiosa. A notícia fez diversos países passarem a barrar voos e aumentar a fiscalização de turistas por medo aumentar o número de casos.

Apesar de ser uma mutação do vírus, ainda não há indícios de que as vacinas que estão sendo aplicadas em pessoas pelo mundo perderam a eficácia. Portanto, deverão funcionar também contra essa nova mutação.

O executivo-chefe da BioNTech, Ugur Sahin, disse que a empresa está analisando se a vacina é eficiente contra a variante e espera resultados nas próximas duas semanas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE